SÃO PAULO - BRASIL

“O Senhor fez em mim maravilhas.” (Lc 1,49)

SÃO PAULO - BRASIL

"O Senhor fez em mim maravilhas." (Lc 1,49)

A Missão, como grande escola de vida

Caríssimos irmãos em Cristo, bendito seja Deus, que em Cristo Jesus, chamou-nos a fé, e por nosso testemunho, chama tantas outras pessoas, que através da evangelização e a adesão à vida de Cristo, tornam-se nossos irmãos! (2Tm 1,9-10). Só a experiência com um grande amor, nos arranca de nós mesmos, e no faz sair para chegar ao “desconhecido”; Na revelação Bíblica, Deus chama o seu povo, a fazer um caminho, uma caminhada totalmente fundamentada na experiência de fé do povo; e nesta fé, se deixam guiar!

Deus deu a Abraão uma promessa, e ele, nela, depositou a sua vida: “Sai da tua terra, e vai para a terra que te mostrarei” (Gn 12,1-5).!  Nesta promessa de Deus, Abraão Creu e seguiu. Deixemo-nos também, ser guiado pela virtude da fé, atraídos pela mesma confiança no seu poder; Ele nos conduza onde quer que sejamos seus instrumentos.  O nosso trabalho de evangelização, consiste em procurarmos “recuperar” o verdadeiro sentido e missão, da comunidade de fé, neste mundo; sem o testemunho de fé da comunidade ‘discípula’, corre-se o risco, da Comunidade perder o sentido, da sua existência eclesial no mundo. Em cada lugar, a experiência missionária que realizamos, é “diversificada e múltipla”, porque a missão é movimento, eis a beleza do ser missionário! Estar em movimento, de modo que a vida de Cristo impulsione o ser e o agir do missionário e, através dele, alcançar e impulsionar aos outros, para Cristo Jesus!  Sem uma autêntica experiência espiritual, as comunidades de fé, não serão transformadas em Comunidades Discípulas Missionárias, Servidoras do Evangelho! Precisamos amar muito a Jesus Cristo, para amar também os irmãos na fé, em qualquer parte do mundo. É preciso um exercício de fé e de escuta ao Senhor, para aprendermos discernir quando Deus bate novamente, a porta do nosso coração, nos convidando mais uma vez, Nele, a lançar com esperança, as redes de nossas vidas, em águas mais profundas; lançar as nossas vidas no Mistério da sua grande promessa, para assim deste modo, deixar Ele nos guiar até onde Ele queira.

Exatamente há quatro meses, que cheguei ao estado do Mato Grosso, especificamente na Diocese de Barra de Garças, exercendo a missão recebida da Igreja local, como pároco de duas paróquias, em cidades diferentes, uma experiência ímpar!  No dia 15 de junho às 19hs na Paróquia Nossa Senhora da Abadia, no Município de Ribeiraozinho fui empossado pároco, e no dia 16 do mesmo mês, às 8hs da manhã, na paróquia São João Bosco, município de Torixoré, empossado pároco da mesma.

O rosto da Igreja da Diocese de Barra do Garças, é um rosto plural, devido as diversas realidades das comunidades que refletem, o seu povo: Comunidades urbanas, Comunidades indígenas, Comunidades Rurais, Comunidades em fazendas.  Às vocações, uma realidade desafiadora nesta nossa região, no momento, temos 05 seminaristas entre teologia e filosofia que estudam em Cuiabá, á 400km da Cidade de Barra do Garças.  Nenhum no seminário propedêutico. Há padres assim como eu, com duas paróquias; de uma paróquia para outra de onde estou, percorro 60km, tenho comunidades rurais, que da sede da paróquia fica há 100 km em strada de terra, inclusive, essa mesma Comunidade também tem o fuso horário, uma hora a menos do horário do Barra do Garças, porque em Cuiabá capital, é uma hora a menos, do horário de Brasília.

De Domingo a quarta feira, fico numa paróquia, de quinta feira a sábado a noite na outra. Há grandes desafios na evangelização nesta região, falta muita presença; na forania onde estou, somos dois sacerdotes, cada um com duas paróquias; somente uma presença de uma única congregação. As distancias, o calor intenso e as secas, a falta de mais presença para evangelizar, são desafios. Numa comunidade, havia 05 anos que teve a última Missa, isto cortou meu coração.  Em tudo, agradeço ao bom Deus, por conduzir-me, a estes meus irmãos na fé, par servi-los.

Recentemente, esteve em visita e ficou duas semanas entre nós, o reverendíssimo Pe. Luís Fernando, secretário executivo do Regional Sul1, da CNBB, que veio para uma visita fraterna e ao mesmo tempo, para avaliarmos o projeto de Cooperação Missionária, do Regional Sul1, com a Diocese de Barra do Garças. A Palavra se fez esperança, a palavra se fez Missão; a esperança sempre nos permite ver outra possibilidade!

Rezemos pelas missões da Igreja, venham ser missionário na Diocese de Barra do Garças.

Deus lhe abençoe.

Em Cristo, procurando viver e fazer a vontade do Pai!

 

Pe. Salvador Maria Rodrigues de Brito

NOTÍCIAS E ARTIGOS