No dia 08 de Outubro de 2024, a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus de Cumbica acolheu a urna com as relíquias de sua Padroeira. Ela é considerada a “maior santa dos tempos modernos”, conforme afirmou o Papa Pio X. A peregrinação das relíquias de Santa Teresinha ao Brasil, ocorre por ocasião do Jubileu dos 150 anos de seu nascimento (2 de janeiro de 1873) e dos 100 anos da sua canonização (17 de maio de 1925).
As relíquias são, ou fragmentos de ossos e peças de roupas, ou algum objeto que tenha pertencido ao santo. No caso de Santa Teresinha são fragmentos de ossos do fêmur e dos pés da santa que ficam numa urna para a veneração dos fiéis. É uma maneira dos fiéis sentirem perto a presença dessa querida santinha, dando forças para seguirem a caminhada de fé.
Os soldados da Força Aérea Brasileira transportaram as relíquias que permaneceram o dia na paróquia. O padre Douglas e seus fiéis que esperavam ansiosos por este momento, acolheram com grande devoção. Dom Edmilson esteve presente e celebrou a missa do meio-dia com devotos de Santa Teresinha. Diversos padres, os seminaristas e fiéis de todas as paróquias da Diocese puderam visitar as relíquias, participar das missas, oferecer suas rosas e fazer suas orações.
Foi um momento de profunda oração, encontro e unidade. Ocasião única que ficara registrada no pensamento e no coração dos inúmeros devotos e povo de Deus.
Teresinha nasceu na cidade de Alençon, na França, em dia 2 de janeiro de 1873, faleceu muito jovem, aos 24 anos de idade, na cidade de Lisieux. Deixou um legado de santidade para católicos e todos aqueles que têm fé. Santa Teresinha do Menino Jesus, como ficou conhecida mundialmente, ensinou a todos o valor da bondade, da humildade e o modo simples de cuidar da vida espiritual.
Confira algumas fotos deste momento histórico para nossa Diocese: