Dízimo, partilha com generosidade

Deus criou o mundo e nos deu como morada. Criou todas as coisas das quais necessitamos para bem viver e colocou a nosso dispor. Gesto de tamanha generosidade que jamais poderemos retribuir. Com isso, Ele nos ensina o dom da partilha, pois, sendo Ele tão generoso conosco, assim devemos ser para com Ele e com o nosso próximo.

O dízimo é um instrumento que possibilita praticar a generosidade, devolvendo uma parte de tudo o que nos foi dado com tanto amor. Partilhar o dízimo, com o olhar voltado para a evangelização é dever de todo cristão consciente e justo. Na Sagrada Escritura, o Apóstolo Paulo nos diz: “Convém lembrar: aquele que semeia pouco, pouco ceifará. Aquele que semeia com generosidade, em generosidade ceifará” (2Cor 9,6).

Ser dizimista é abrir o coração. É converter-se renunciando ao egoísmo, para que, possamos abrir os olhos às necessidades das nossas comunidades, do templo e de nossos irmãos, lutando concretamente pelo bem comum e pelo projeto de salvação.

É nosso compromisso de fé e fidelidade a Deus cuidarmos uns dos outros, e da Santa Igreja que foi instituída por Jesus Cristo, com a missão de evangelizar e servir. Como cristãos catequizados sabemos que é com a nossa partilha que a Igreja se mantém viva e no propósito de levar o Evangelho de Jesus Cristo a todos.

Nossos esforços são para honrar o chamado de Deus em nosso batismo e manifestar nossa corresponsabilidade pela Igreja, que é casa de todos. Portanto, todos somos chamados a participar, contribuir com generosidade.

Que possamos ser fiéis imitadores de Cristo, que por nós se entregou na cruz e toda sua vida ofertou para salvação da humanidade, expressão máxima do amor de Deus por nós.

Senhor, fazei de mim um dizimista consciente, alegre e generoso. Amém!

Pastoral Diocesana do Dízimo