APRESENTAÇÃO DE DOM EDMILSON

"O Chamado de Belém"

Na Solenidade de Cristo Rei encerramos o 3º Ano Vocacional no Brasil: Vocação: Graça e Missão. Que realmente nossos corações tenham ficado mais ardentes para a missão!

A Novena do Natal de 2023 quer fazer ainda ressoar as reflexões deste Ano Vocacional. Sempre de Belém da Judeia ressoa o chamado de Deus para acolher Aquele que faz novas todas as coisas e nos chama das trevas para a luz. O chamado pode ser sempre o mesmo, mas a cada celebração natalina o Verbo de Deus encarna-se em nossa história, no hoje das nossas existências. Convido, assim, a cada um e cada uma participar dos encontros da Novena de Natal com a sua realidade, não isolados das circunstâncias históricas que vivemos. A vida cristã não é alienante, mas sempre ilumina o hoje da nossa vida.

Refletindo sobre o chamado que vem de Belém, estejamos primeiramente e acima de tudo, como a virgem Maria, disponíveis para vivermos a obediência da fé. Esta obediência exige que renunciemos a nós mesmos para olharmos para o outro, conforme o projeto de Deus. O próprio Mistério da Encarnação nos faz contemplar em Belém o Deus que sendo o primeiro se fez o último, que sendo rico fez-se pobre. Não cabem aqui as lógicas de poder e dominação. Estas lógicas são ditadas pelo espírito do consumismo e do individualismo. A lógica do Filho de Deus é a humildade, o ser para o outro.

No último dia 04 de outubro o Papa Francisco publicou a Exortação Apostólica “Laudate Deum”, onde nos fala da crise climática, não simplesmente como uma questão ecológica, mas sendo ela, fruto de um egoísmo ativo do ser humano (antrópico) revelado no que ele chama de “paradigma tecnocrático”, onde é propagado que o bem e a verdade desabrocham da tecnologia e economia. (cf, Laudate Deum 20), Neste paradigma, evidentemente, não há lugar para Deus e o chamado de Belém sofre tentativa de silenciamento. Este egoísmo aparece muito nos grandes eventos econômicos e sociais dos articuladores do poder neste mundo. No entanto, somos influenciados e reproduzimos no nosso pequeno mundo, certas atitudes. O chamado de Belém não é lançado aos poderosos deste mundo somente. Aliás os primeiros chamados são os pastores – gente marginalizada – que atende e acolhe. O nosso pequeno mundo, diante do chamado de Belém, na obediência da fé, pode ser profético diante do mundo.

“Os esforços das famílias para poluir menos, reduzir os esbanjamentos, consumir de forma sensata, criam uma nova cultura. O simples fato de mudar hábitos pessoais, familiares e comunitários alimenta a preocupação pelas responsabilidades não cumpridas pelos setores políticos e a indignação contra o desinteresse dos poderosos. Note-se, pois, que, mesmo se isto não produzir imediatamente um efeito muito relevante do ponto de vista quantitativo, contribui para realizar grandes processos de transformação que agem em nível profundo na sociedade.” (Laudate Deum 71).

Quanta coisa poderá ser transformada a partir de um coração convertido diante do chamado de Belém!

Estamos dispostos a vivenciar a Novena do Natal despojando-nos de nós mesmos, da nossa arrogância, da negação do perdão, do fechamento ao necessitado, do lucro desmedido e de tantas outras coisas onde colocamos os nossos projetos acima dos outros? Não há outro modo para escutar o chamado de Belém.

+Edmilson Amador Caetano, O.Cist.

Bispo diocesano

ORIENTAÇÕES PARA BEM REZAR ESTA NOVENA
  • Esta Novena de Natal está inspirada no Terceiro Ano Vocacional do Brasil, que trouxe como tema: “Vocação: graça e missão”; e como lema: “Corações ardentes, pés a caminho”.
  • Os encontros foram preparados pelo Serviço de Animação Vocacional Pastoral Vocacional (SAV-PV), voltando-se para as diversas vocações da Igreja.
  • Esta Novena é composta por 1 encontro de abertura e envio dos grupos de Novena; 9 encontros que deverão acontecer nos grupos, e 1 encontro de encerramento. O encontro de encerramento será realizado na Igreja (Paróquia) coroando todos os dias de preparação para o Natal do Senhor.
  • É importante que os encontros sejam preparados e agendados nas casas com antecedência para evitar improvisos. Pensando nisto, há, neste livreto, uma agenda para a melhor programação dos encontros.
  • Dentro das possibilidades e realidade de cada grupo, torna-se necessário haver pessoas preparadas para assumir os cantos (ensaiando com antecedência), proclamar as leituras e ser o dirigente dos encontros.
  • Imagens e símbolos podem ser utilizados em cada encontro. Deve-se preparar uma vela para acender a cada dia da Novena.
  • Sempre no início de cada encontro, antes da oração inicial para todos os dias, é importante fazer um breve momento de interiorização, para que todos iniciem a Novena, com o coração aberto à ação do Espírito Santo. Pode-se cantar um mantra ou algo do tipo.
CELEBRAÇÕES E ENCONTROS

Clique nos links dos encontros para acessar

Confira com foi o lançamento da novena na Diocese: