Explicação do Brasão em Detalhes

O Emoldurado

Emoldurado ao corpo do brasão estão a mitra, a cruz de São Maurício e o báculo, e um listel com o nome e data de criação da Diocese de Guarulhos.

Flanco superior esquerdo

O livro das Sagradas Escrituras, com as letras gregas A e Ω sobre o esmalte branco remetem a Palavra como luz que traz vida na força evangelizadora do Povo de Deus em Guarulhos impulsionado pelo Espírito Santo.

Flanco superior direito

Símbolo eucarístico que remete ao Augustíssimo Sacramento sobre o esmalte vermelho, que alude à operosidade dos guarulhenses, os quais são chamados a unir suas dores e lutas diárias ao sacrifício eucarístico de Cristo. Remete também ao sangue redentor.

Ponta

A flor de lis com o arco de doze estrelas refere-se a Santíssima Virgem Imaculada, padroeira da Diocese. Também o esmalte azul alude a Mãe de Deus. O formato de “monte” faz referência a Maria como medianeira de todas as graças e Iánua cæli (porta do céu). Ela conduz os fiéis a seu Filho Jesus, Palavra e Eucaristia.

Entorno

A cor dourada no entorno refere-se à história da cidade quando os primeiros bandeirantes aqui estiveram em busca do ouro. Alude também às riquezas de nosso chão e de nosso povo.