Vida cristã é antes de tudo adesão à pessoa de Jesus Cristo, seguimento no caminho dele, identificação com ele em sua morte e ressurreição, em sua entrega total a serviço do Reino.
Esta identificação com Cristo, não se faz de um dia para o outro, requer um longo processo. No centro deste processo de vida cristã, encontramos a liturgia como ‘cume e fonte’ (SC n.10), como celebração memorial de Cristo, morto e ressuscitado.
Liturgia é ação ritual que expressa o mistério de Cristo, não apenas explicita o mistério, mas o realiza em nós com eficácia sacramental. Viver da Liturgia que se celebra significa viver daquilo que a liturgia faz viver. Não se trata de uma compreensão meramente intelectual, mas de uma compreensão espiritual e existencial, que necessita, do esforço e do empenho da inteligência. Sendo assim, a Igreja recuperou da tradição o método da mistagogia que permite aos cristãos conhecer os significados dos textos e dos gestos litúrgicos, a fim de interiorizarem o mistério que celebram. A mistagogia é o método e o instrumento que a Igreja antiga nos entrega para fazer com que os fiéis vivam daquilo que celebram. Aquilo que a lectio divina é para as Escrituras, a mistagogia é para a liturgia. É uma dinâmica na qual o anúncio da fé dialoga com cada pessoa. “É conduzir para dentro do mistério”1. Não são explicações sobre a fé, mas uma experiência de Deus, que está no mais íntimo de cada um.
Os padres da igreja utilizavam-se da catequese para explicar a liturgia, os sacramentos e a vida cristã a partir de trechos da escritura, atualizando-os para a vida de Cristo e da comunidade. Esta mistagogia, se tornou uma teologia do mistério litúrgico, capaz de revelar o mistério de Cristo e, desenvolver a vida do cristão. Para os Padres da Igreja, portanto, o mistério se revela quando é celebrado, ele se comunica, ele se dá a conhecer. Isto significa reconhecer que a liturgia é ação teologal, ação de Deus, e que ela realiza aquilo que significa. O sentido etimológico da palavra mistagogia significa “conduzir para dentro do mistério”.2 O teólogo e liturgista italiano Enrico Mazza, a partir de estudos sobre Ambrósio de Milão, Teodoro de Mopsuéstia, João Crisóstomo, Cirilo [ou João] de Jerusalém e Agostinho de Hipona, estabeleceu em cinco passos o método mistagógico que estes padres utilizavam em suas catequeses e que foi estudado por teólogos, entre eles, Taborda.3 São eles:
1) Descrição do rito, gesto, ação ou formulário litúrgico.
2) Identificação na Escritura (AT e NT) da passagem ou das passagens que explicitam a salvação que se celebra no rito em questão.
3) Aprofundamento do evento salvífico narrado no(s) texto(s) escolhido(s), de forma a mostrar, com recurso a outros textos e à reflexão teológica, seu significado para a salvação. Neste passo o enfoque é o evento salvífico e não o sacramento enquanto tal.
4) Retorno ao rito, aplicando a ele o que foi visto nos passos anteriores. A liturgia é, assim, interpretada a partir dos textos bíblicos que se referem ao evento que a fundamenta.
5) Explicitação do dinamismo do conjunto a partir de uma terminologia propriamente sacramental, recorrendo à gama de termos específicos para designar a dinâmica sacramental: mistério, sacramento, figura, imagem, semelhança e os pares semânticos imagem-verdade e tipo-antítipo. Principalmente nestes últimos se pode ver o aspecto relacional do sacramento: o sacramento se relaciona com o evento salvífico que lhe serve de base numa relação de identidade e diferença.
Caetana Cecília | Pe. Jair Costa
Comissão Diocesana de Liturgia / Música Litúrgica