SÃO PAULO - BRASIL

“O Senhor fez em mim maravilhas.” (Lc 1,49)

SÃO PAULO - BRASIL

"A Esperança não decepciona" (Rm 5,5)

Jubileu é tempo de renovar o convite: Viva a Vida através da alegria do Chamado de Deus

Caríssimos irmãos e irmãs, chamados de Deus, esperança e paz!

Nesta edição de agosto como é de costume na Igreja, o destaque é para a dimensão vocacional e de maneira especial em Guarulhos celebramos os 20 anos do Viva a Vida! Dar um viva, não somente por um período de um evento importantíssimo, mas que celebra uma parte da caminhada da história diocesana, pois de formas e nomes diversos, a intenção do Viva a Vida foi propagada ao longo da história na Igreja de Guarulhos.

Um dos aspectos fundamentais do Viva a Vida é a dimensão do testemunho vocacional baseado na gratidão a Deus pelo chamado e missão, bem como a alegria da vocação específica vivida nos diversos ambientes da sociedade. Aquilo que vamos celebrar já podemos sentir nos artigos desta edição como na editoria: voz do pastor, em que Dom Edmilson Amador Caetano, relata sua experiência de peregrinação a Roma por ocasião do jubileu dos bispos. Em cada palavra é possível notar a emoção, alegria, satisfação e realização da vocação sacerdotal com ápice ao chamado episcopal com que Deus o presenteou. Podemos perceber que o bispo foi a Roma e nos levou com ele para o jubileu dentro do seu coração, apresentando nos espaços e momentos sagrados, a preocupação com a missão específica de cada ovelha do seu rebanho guarulhense.

A vocação mesmo sendo pessoal e intransferível, não se realiza de maneira isolada, por isso a diversidade de dons se realiza plenamente na vida em comunidade. O que seria da vocação episcopal sem um rebanho pra ensinar, governar e santificar? Como seria desenvolver a missão sem a colaboração de outros vocacionados como os diáconos, sacerdotes, religiosas, religiosos, agentes leigos e leigas? Em outras vocações específicas, o que seria do médico sem os pacientes? Do professor sem o aluno? Da família sem os parentes? Enfim, o mês vocacional é como diz o tema: traz apelos à escuta, discernimento e compromisso com o chamado de Deus. Um público específico deste mês é a juventude que acabou de celebrar o jubileu em Roma e foram tocados pelas reflexões e celebrações conduzidas pelo Papa Leão XIV, que de modo muito amoroso esteve muito próximo de cada jovem tocando o coração e implantando a chama da esperança de um futuro frutífero na juventude. É urgente “incentivar o diálogo e apontar o caminho da esperança como vocação”, de modo especial, neste tempo tão complexo de ativismo, stress, ansiedade e tantas preocupações causando muito sofrimento em cada pessoa e em todos ao seu redor.

Em meio a toda essa situação, o artigo do Psicólogo Romildo também colabora para que possamos resgatar a esperança, definindo melhor os sentimentos e enfermidades e apontando um caminho de superação. Vale a pena ler e compartilhar essas orientações em grupos. No ano jubilar também os padres e diácono transitório da Diocese de Guarulhos, participaram do retiro anual realizado no seminário Santo Antônio em São Pedro da Serra, um lugar muito simples e acolhedor capaz de promover o encontro e o reencontro com Deus e renovar a missão sacerdotal:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para anunciar a Boa Notícia aos pobres. Enviou-me para anunciar a libertação aos presos e a recuperação da vista aos cegos, para dar liberdade aos oprimidos, e para anunciar o ano da graça do Senhor.” (Lc 4,18-19)

Não esqueça que a revista diocesana é para formar e informar por isso leia com atenção e compartilhe, e quando desejar nos envie por e-mail sua opinião e experiência de fazer parte deste maravilhoso veículo de comunicação diocesana. Parabenizo você por sua vocação e desejo a renovação deste chamado ao longo de toda a sua vida.

Padre Marcos Vinicius Clementino
Jornalista e Diretor Geral

NOTÍCIAS E ARTIGOS