Encontro Estadual da CEB’s – Pós 15º Intereclesial

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Regional Sul I da CNBB, reuniram-se no ENCONTRO ESTADUAL DAS CEBs – PÓS 15° INTERECLESIAL, nos dias 24 e 25/02, no ITEL, cidade de Lins-SP. Na ocasião estavam presentes várias pessoas das diferentes dioceses do estado de São Paulo: leigos, leigas, padres, religiosas e religiosos e o bispo referencial das CEBs, Dom José Benedito Cardoso. A Diocese de Guarulhos também se fez presente com o diácono Jenivaldo e a Sra Fátima Aparecida, leiga da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Santos Dumont). O Encontro ressaltou os compromissos assumidos no 15º Intereclesial das CEBs e o tema ‘Sínodo e as CEBs’, tendo como assessores: Pe. Benedito Ferraro (professor de Cristologia, presbítero de Campinas e responsável pela Articulação Continental das CEBs) e Ir. Eurides Alves de Oliveira (religiosa da Congregação do Imaculado Coração de Maria e do Grupo de Trabalho de Formação da Ampliada Nacional das CEBs).

O Encontro teve início com a oração da manhã, tendo como centro a Palavra de Deus, que envolveu a todos na importante reflexão sobre a ecologia integral, em especial para os cuidados com a mãe terra. Na sequência, a fala do bispo referencial das CEBs, Dom José Benedito; a análise de conjuntura social e política, ficou sob a condução do educador popular do CEPIS, Ubiratan de Souza Dias, que trouxe elementos da geopolítica que interferem no cotidiano de nossas comunidades com mudanças que, às vezes, não são percebidas. E na análise de conjuntura eclesial, conduzida pelo assessor Pe. Ferraro, foram abordados o 15º Intereclesial das bem como os compromissos assumidos pelas CEBs do Regional Sul I. Quanto à temática” Sínodo e as CEBs”, com explanação da assessora Ir. Eurides, ficou demonstrado que as CEBs como um “jeito normal” de ser Igreja povo de Deus, trazem no seu DNA a proposta e vivência da sinodalidade.
O encontro contou ainda com a presença da Pastoral da Juventude do Regional Sul 1, pois o tema JUVENTUDE foi um dos quatro compromissos assumidos pelas CEBs do Regional Sul I no 15º Intereclesial, além da FORMAÇÃO; ECOLOGIA INTEGRAL; CAMINHADA/ORGANIZAÇÃO.

O encontro reforçou ainda a partilha de experiências, construção de objetivos em conjunto e a caminhada das CEBs em nosso Regional Sul 1, além da articulação das CEBs das diferentes realidades do estado e uma disposição de apoio à Pastoral da Juventude. Possibilitou (sempre através do método ver-julgar-agir) sugestões de encaminhamentos práticos para os quatro compromissos assumidos, tendo em vista uma Igreja sinodal. O Encontro Pós15º Intereclesial foi um marco importante na articulação das CEBs do Regional Sul I, reforçando esse modo da Igreja ser.

O encontro contou ainda pela primeira vez com a unificação do SP1 e SP2 no regional SP, onde juntos foram assumidos também o compromisso de caminhar juntos dentro das diversas realidades de cada diocese em busca de uma política justa, solidária e comum a todos os povos.

Diácono Jenivaldo Pereira de Souza – Assessor da CEBs

Confira algumas fotos do Encontro:

ENCONTRO ESTADUAL DA CEBs 2024