Bispos de guarulhos

DOM LUIZ GONZAGA BERGONZINI

LEMA: “É necessário que Ele cresça”

2º BISPO DE GUARULHOS

João da Boa Vista, cidade localizada a 223 km de S. Paulo, é a terra natal de D. Luiz Gonzaga Bergonzini, aí nascido aos 20 de maio de 1936, terceiro de quatro filhos. Seus pais, Luiz Bergonzini, sapateiro, e Aristea Bruscato Bergonzini, dona-de-casa, também eles são-joanenses, souberam dar ao pequeno Luiz e às suas irmãs uma sólida formação humana e cristã, na simplicidade e no trabalho intenso.

Aos 29 de junho de 1959 o jovem Diácono Luiz Gonzaga Bergonzini, foi ordenado sacerdote.

Ao ser nomeado bispo, D. Luiz reflete sobre seu chamado vocacional e os inícios de seu ministério:

“Sentindo grande entusiasmo pelo sacerdócio, ainda criança, entrei para o Seminário onde pouco a pouco o germe da vocação foi desenvolvendo, chegando à maturidade e à minha consagração total a Deus, por Cristo, na Igreja, para a Salvação dos Homens. ” (BERGONZINI, Luiz Gonzaga,)

Às vésperas de completar 20 anos de episcopado, transcorridos à frente de nossa Diocese, é prazeroso agradecer ao Senhor pelo fecundo ministério de nosso Bispo.

PALAVRAS DE DOM LUIZ GONZAGA BERGONZINI

Em sua primeira carta pastoral, D. Luiz assim se expressou:

“Temos consciência que a tarefa é árdua, espinhosa, difícil. Temos consciência de que somos limitados e fracos, mas anima-nos o saber que a tarefa não é nossa, mas também e principalmente d´Ele. O grande Apóstolo das Gentes, São Paulo, tinha consciência disso, quando afirmava, confiança na graça de Deus “Tudo posso naquele que me dá forças” (Fl. 4,13). O próprio Cristo nos alerta para essas dificuldades quando diz aos Apóstolos “No mundo tereis aflições…” mas acrescentava: ”…tende confiança, Eu venci o mundo” (Jo 16,33).

Se estivermos realmente preocupados em “estar” com Ele, em “conviver” com o Cristo, em fazer a “sua” vontade, em “viver a sua vida”, Ele estará conosco, viverá em nós e então, participaremos também da “sua vitória”. Seria desastroso se, em nossa atividade pastoral procurássemos a “nossa” glória, a “nossa promoção” a “nossa vitória”.

Se dispensarmos o Cristo e sua graça, confiando unicamente em nossas forças, recursos e capacidades pessoais, ficaremos sozinhos e a derrota será total: pois além de não vencermos, estaríamos impedindo a Cristo de lutar ao nosso lado e vencer juntamente conosco. (BERGONZINI, Luiz Gonzaga, 2009).

Dom Luiz Gonzaga Bergonzini faleceu em 13 de junho de 2012, deixando um legado de lutas em “Defesa da Vida. ”