Bispos de guarulhos

DOM Joaquim Justino Carreira

LEMA: “Pax Vobis”

3º BISPO DE GUARULHOS

Nomeado pelo Papa Bento XVI, em 23 de novembro de 2011, Dom Joaquim Justino Carreira, Bispo Diocesano de Guarulhos, na Grande São Paulo, transferindo-o da Arquidiocese de São Paulo, onde exercia a função de vigário episcopal para a Região Santana. Dom Joaquim sucede a dom Luiz Gonzaga Bergonzini, que teve sua renúncia aceita pelo papa, por ter alcançado o limite de idade canônica (75 anos). A posse de dom Joaquim como terceiro bispo diocesano de Guarulhos ocorreu no dia 22 de janeiro de 2012, no estádio Poliesportivo Thomeuzão em Guarulhos.

Dom Joaquim nasceu em 24 de janeiro de 1950 na Cidade de Santa Catarina da Serra (Portugal). Foi ordenado bispo no ano de 2005, com o lema episcopal “Pax Vobis”, pelo cardeal dom Cláudio Hummes. Estudou filosofia na Faculdade Anchieta, em São Paulo, e teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (Itália). É mestre em Matrimonio e Família, pelo Pontifício Instituto para a Família, da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Antes de ser ordenado bispo, dom Joaquim exerceu vária atividades em Jundiaí – SP; Itupeva – SP; Campo Limpo Paulista – SP; Cabreúva.
No ano de 1980, foi nomeado o 1º Reitor do Seminário Maior Diocesano de Jundiaí, função esta que exerceu por 12 anos. Foi ainda, coordenador do Curso de Filosofia e Professor do Seminário Maior de Jundiaí entre os anos de 1980 e 1988.

Na Arquidiocese de São Paulo, exercia a função de vigário episcopal para a Região Episcopal Santana e era bispo referencial para a Pastoral da Liturgia (Comissão Arquidiocesana de Liturgia e Arte Sacra e Comissão dos Bens Culturais da Igreja) e para a Pastoral da Vida e da Família (Pastoral Familiar; Preparação para o Sacramento do Matrimônio; Encontro de Casais com Cristo; Movimentos e Associações Familiares; Movimento de Valorização Humana; Equipes de Nossa Senhora; CENPLAFAM; Confederação das Famílias Cristãs e Pastoral da Terceira Idade).

No dia 01 de setembro de 2013 Dom Joaquim após um longo período de luta contra um câncer no intestino veio a falecer, deixando assim um legado que ficará para a história de nossa diocese.

PALAVRAS DE DOM JOAQUIM JUSTINO CARREIRA

Em sua primeira carta pastoral, Dom Joaquim Assim escreveu ao povo:

“Neste tempo de mudança de época em que estamos vivendo, quando as atitudes se destacam com relativismo e fundamentalismo, os cristãos são chamados a não desertar do mundo que Deus lhes confia para evangelizar através de uma verdadeira conversão pessoal e pastoral, discernindo os sinais dos tempos. ”