Bispos de guarulhos

DOM JOÃO BERGESE

LEMA: “Chamados à Comunhão”

1º BISPO DE GUARULHOS

Dom João Bergese, nascido em Savigliano (Cúneo), Itália, a 13 de setembro de 1935, entrou no seminário diocesano de Saluzzo em 09 de outubro de 1953, onde concluiu o 2º grau e o curso de Filosofia. O zelo missionário trouxe-o, ainda estudante de Teologia, para o Brasil, onde passou a atuar na Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), acolhido pelo sempre lembrado Dom Luiz do Amaral Mousinho. Recebeu a unção sacerdotal em 1º de dezembro de 1963 pelas mãos de Dom Agnello Rossi, na ocasião Cardeal Arcebispo de São Paulo.

Iniciou sua atividade pastoral no Seminário Arquidiocesano de Ribeirão Preto, onde trabalhou intensamente por cinco anos. Em seguida trabalhou em várias paróquias da periferia daquela cidade.

Uma das marcas de seu trabalho pastoral foi sem dúvida, o zelo com o trabalho em prol das vocações, da promoção humana e da evangelização.

A Diocese foi instalada no mesmo dia da Ordenação Episcopal de Dom João, no dia 05 de abril de 1981, no campo de futebol do Hospital Pe. Bento. Quem presidiu a celebração foi o núncio apostólico da época D. Carmine Rocco, tendo como Bispos concelebrantes D. Emílio Pignoli bispo de Mogi das Cruzes e D. Angélico S. Bernardino na época Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, e ambos colegas de seminário de Dom João. Segundo jornais da época tivemos ali reunidos mais de cinco mil pessoas.

Dom João encontrou na época de sua posse em Guarulhos: 17 paróquias, 22 padres, 09 congregações religiosas femininas e uma população estimada na época de 500 mil habitantes.

Dom João Bergese, 1º pastor de nossa diocese, foi bispo em Guarulhos por 10 anos.

No dia 08 de maio de 1991, foi nomeado Arcebispo de Pouso Alegre- MG, tomando posse no dia 22 de junho de 1991.

Dom João Bergese faleceu no dia 21 de março de 1996.

PALAVRAS DE DOM JOÃO BERGESE

Extraídas da sua Carta Testamento datada de 18 de abril de 1993 (quase três anos antes de seu falecimento):

“(…) Agradeço a Deus, por ter-me chamado ao serviço episcopal: durante 10 anos na Igreja Particular de Guarulhos, como 1º bispo diocesano, e agora desde o dia 02 de junho de 1991, como Arcebispo desta Arquidiocese de Pouso Alegre. Nestes 13 anos aprendi mais ainda o despojamento, o serviço da Caridade pastoral, a doação plena e total aos irmãos  menores e esquecidos. Sempre senti a ‘terrível’ responsabilidade de ser bispo hoje, mas nunca faltou-me a graça de Deus que sustenta o Pastor. A Providência foi generosa e nunca faltou o necessário. Agradeço a todos os diocesanos, presbíteros, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas, a aceitação desta pobre pessoa e a generosa colaboração que sempre deram para o crescimento do Reino de Deus”.

“É mal menor, errar agindo do que nada fazer As lutas são vencidas por aqueles que lutam, não por aqueles que criticam” (Frase acrescentada mais tarde e escrita à mão no lado superior esquerdo da carta testamento).