‘‘Deus ama quem dá com alegria’’ (2Cor 9,7)

A alegria de se doar preenche o coração do ser humano da presença de Deus, pois “Deus é amor e quem ama está em Deus e Deus permanece nele” (Jo 4,7). Estamos vendo com alegria a resposta do povo de Deus aos diversos trabalhos pastorais na Diocese e nas paróquias, quero aqui destacar a Semana Diocesana de Formação, que este ano teve como tema: “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja”. A organização da Semana Diocesana de Formação envolveu o bispo, padres, religiosas, diáconos, seminaristas, leigos e leigas. A organização, começou em fevereiro deste ano. Em todas as foranias a resposta do povo de Deus foi muito boa.

Quero aqui compartilhar com vocês que em julho de 8 a 12 em Brasília, estive reunido com vários coordenadores diocesanos de pastoral das dioceses de todo Brasil. Um momento de graça, benção e aprofundamento de minha missão na diocese de Guarulhos. Espero compartilhar com todos os frutos deste encontro através das Assessorias e coordenações diocesanas das pastorais, movimentos, organismos e serviços pastorais.

Em destaque pastoral, coloco a Semana Nacional da Família de 11 a 17 de agosto, celebrada há mais de 30 anos. É uma oportunidade das pessoas se aproximarem e rezarem juntas, em família e em comunidade. Durante esses dias, no contexto do Mês Vocacional, a Igreja celebra a importância da vocação familiar e do serviço de evangelização às famílias. O tema escolhido pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para este ano é “Família e Amizade”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que abordou “Fraternidade e amizade social”. Os temas propostos para aprofundamento estão no subsídio Hora da Família, distribuído para grupos de todo o país celebrarem em casa, nas comunidades e paróquias.

Rezemos por todas a vocações sacerdotal, diaconal, religiosa, consagrada e leiga. Que o despertar vocacional de cada batizado possa sempre ir ao encontro da vocação de sermos santos, como Nosso Senhor Jesus Cristo é Santo.       Em nosso batismo fomos “alcançado por Cristo Jesus” (Fl 3, 12). O Seu Amor nos sustenta e impele (conf. 2Cor 5,14). Roguemos a Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, para que inspirados nela, confiemos no Senhor e na sua providência, que nunca falha.

Pe. Marcelo Dias Soares

Coordenador Diocesano de Pastoral