"O Senhor fez em mim maravilhas." (Lc 1,49)

Bateria e percussão na Igreja

Na liturgia é importante levar em conta o rito e seus ritmos: o ritmo da Palavra que integra os nossos sentidos; o ritmo dos tempos litúrgicos em suas várias dimensões; as partes do rito com sua densidade e significação; o ritmo dos instrumentos musicais que se integra ao cantar da assembleia reunida; o ritmo dos passos, das vozes, dos gestos e ações simbólicas… O ritmo povoa o rito, de modo especial, quando se toca e canta.

Entre os instrumentos musicais de que a liturgia se apropriou estão os de percussão. Os instrumentos de percussão, emitem sons que se destacam dos demais e por essa razão, têm a função de manter o andamento, de expor as subdivisões rítmicas de um estilo em particular. São muitos timbres, cada um com sua especificidade e com eles, o ritmo pode exercer um grande serviço ao Mistério.

As palavras ritmo e rito possuem uma raiz comum. Nelas estão contidas a ideia de organização e harmonia. A vibração dos instrumentos, principalmente percussivos, entra em contato com as frequências do corpo, altera sensações e direciona pensamentos e atenções. Os instrumentos de percussão “falam” com o povo, e “cantam” com a assembleia celebrante. A ordenação desses sons ativa a nossa inteireza e nos coloca em sintonia com o ritmo do universo.

A música ritual tem espaço garantido para os vários instrumentos musicais, sejam melódicos, harmônicos ou percussivos. Todos os instrumentos podem ser utilizados na celebração litúrgica. Porém, o que já foi dito sobre a formação dos músicos e instrumentistas vale para os percussionistas. Não há restrição ao tipo de instrumento na ação ritual, mas há regras importantes a serem seguidas para não tornar o instrumento mais importante do que a voz cantada. Os instrumentos de percussão, por sua natureza, têm uma sonoridade mais vibrante e com uma intensidade maior que outros. Por esta razão o percussionista litúrgico necessita conhecer o que é próprio de cada rito para não exagerar na sua execução, respeitar não somente os momentos do rito mas também o tempo litúrgico. Cantar a quaresma, por exemplo, é, antes de tudo, cantar a dor que se sente pelo pecado do mundo que, em todos os tempos e de tantas maneiras, crucifica os filhos de Deus e prolonga, assim, a Paixão de Cristo. Pensando nisso, a instrução do missal nos orienta que no tempo da quaresma só é permitido o toque dos instrumentos musicais para sustentar o canto1, e sustentar o canto quer dizer utilizar apenas um instrumento harmônico como o violão ou um teclado e, se necessário, um instrumento de percussão para marcar o pulso. Recomenda-se que se deixe para a alegria da Páscoa a soma de outros instrumentos.

Não é demais repetir que os músicos fazem parte da assembleia litúrgica, e não são um grupo à parte no serviço que realizam. Que o seu serviço fortaleça a espiritualidade litúrgica e sejam participantes ativos de cada momento da celebração, mesmo quando não estiverem tocando.

Caetana Cecília | Pe. Jair Costa

Comissão Diocesana de Liturgia / Música Litúrgica

O presbítero sábio

A vida presbiteral é um contínuo encontro com Deus que diz: “Pede o que quiseres e eu te darei” (1Rs 3,5). Pedir o precioso dom