SÃO PAULO - BRASIL

“O Senhor fez em mim maravilhas.” (Lc 1,49)

SÃO PAULO - BRASIL

"O Senhor fez em mim maravilhas." (Lc 1,49)

“Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. (Lc 1,28)

Maio tradicionalmente é dedicado a Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. O Papa São Paulo VI, na Marialis Cultus, recomenda que maio, o mês mariano, deve procurar sempre ver Maria em relação à história da salvação, ou seja, relacionada com o mistério pascal de Cristo e com o nascimento da Igreja. O Tempo Pascal que vivemos, centralizado no encontro com o Ressuscitado e na espera do dom do Espírito em Pentecostes, serve-nos bem para pôr em prática e desenvolver o que está presente no livro dos Atos dos Apóstolos: a oração da Igreja nascente com Maria (cf. At 1,14).

A ideia de um mês dedicado especificamente a Maria remonta aos tempos barrocos no século XVII. Apesar de nem sempre ter sido celebrado em maio, o mês de Maria incluía trinta exercícios espirituais diários em homenagem à Mãe de Deus. E hoje intensificam-se as orações marianas, sobretudo a reza do Santo Rosário. São Pio de Pietrelcina dizia que “o Santo Rosário é a arma daqueles que querem vencer todas as batalhas” e exortava: “Invoquemos sempre o auxílio de Nossa Senhora”. As formas nas quais Maria é honrada em maio são tão variadas como as pessoas que a honram. Em nossa diocese já existem grupos de terço que se reuniem todos os meses e que se multiplicam neste mês de maio para horar a Virgem Maria.

Podemos dizer que somos uma diocese profundamente Mariana, pois nossa diocese e cidade de Guarulhos tem a Imaculada Conceição como padroeira. E contamos com a presença de 14 paróquias, 34 capelas e nossas 5 foranias sob o patrocínio da Virgem Maria, que expressam nosso amor e devoção. E também com vários movimentos  e atividades pastorais que evangelizam e fortalece o povo na sua fé como os grupos de terços nas casas, a Legião de Maria, grupos de consagração a Nossa Senhora, terços dos homens, cenáculos, etc.

No mês dedicado a Maria também celebramos a cada uma de nossas mães. E é muito interessante que assim o seja porque é como se Maria, com todo um mês de celebrações, fosse o modelo para cada uma de nossas mães. Que Nossa Senhora possa interceder por cada uma dessas mulheres que assumem sua missão maternal com amor e que ela as forme para serem cada vez mais santas mães, espelhando sua própria santidade.

Alegremo-nos com a Bem aventurada Virgem Maria, padroeira de nossa Diocese, que cuida do seu povo e continua a interceder por nós, junto ao seu Filho Jesus. Que as alegrias do Cristo ressuscitado ilumine e fortaleça a todos nós em nossos diversos trabalhos pastorais e sejamos sempre inspirados pelo seu “Sim” a Deus que dissipa nosso medo em servir a Deus no mundo.

 

Pe. Marcelo Dias Soares

Coordenador Diocesano de Pastoral

NOTÍCIAS E ARTIGOS

Santa Missa Diocesana do Dízimo

Reunidos na tarde de sábado, 20 de julho, os membros da Pastoral do Dízimo de nossa Diocese, participaram da Missa Diocesana do Dízimo, presidida por