A experiência do Lava-pés na vivência da amizade social na Fundação Casa

“Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo.” (Mateus 28,26-27)

Em um tempo de constante transformação social as relações entre as pessoas passaram a ser norteadas pelas mídias sociais que determinam o que pensar e sentir, o homem parece esquecer o mandamento do amor – “Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mateus 22,39). Cada vez mais estamos nos enrolando em torno de nós mesmos e daqueles que amamos. Não conseguimos perceber a dor e os gritos daqueles que estão ao nosso redor pedido socorro.

Sei que estamos vivendo um tempo atípico onde alguns que se dizem cristão semeiam ódio, preconceito e exclusão, precisamos voltar “a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências”, como nos propõem a reflexão da Campanha da Fraternidade 2024, precisamos voltar constantemente para a última Ceia para aprender com Mestre como Amar, Acolher e Perdoar. É preciso despojar do Orgulho pessoal e nos abaixar para lavar os pés uns dos outros, lavar a poeira da vida, da história pessoal e dar ao nosso próximo a oportunidade de recomeçar, fazê-lo sentir-se amado por nós, para juntos construirmos uma sociedade mais fraterna, humana e entender que só teremos uma nação saudável quando nos reconhecermos como irmãos.

A experiência* vivida na Fundação Casa foi uma oportunidade única de viver de forma mais profunda o mistério do Lava-pés e experimentar o amor vivido pelo Cristo ao lavar os pés daqueles homens tão humanos, tão chagados pelas feridas causadas pela vida e pela história pessoal.

Que não permitamos deixar cair no esquecimento a proposta do reino: “Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”. (Mateus 28,28)

Padre Fábio Herculano

Padre Administrador da Área Pastoral São José

Assessor da Pastoral do Menor – Diocese de Guarulhos

*Foram três celebrações seguidas na F. Casa Guarulhos e Serra, de joelhos o padre lavou e beijou mais de 50 pés.