No dia 10 de setembro, Dom Edmilson Amador Caetano presidiu a Santa Missa na Catedral Imaculada Conceição, em Guarulhos. Nessa celebração, nosso bispo conferiu a Antônio Alberto de Azevedo e a Rodinei de Paula Feliciano os ministérios de Leitor e de Acólito, ambos candidatos ao diaconado permanente. Concelebraram a Santa Missa também o pároco da Catedral, padre Antonio Bosco e o padre Tiago Gurgel, professor da PUC e assessor da Comissão Especial de Bioética, juntamente com alguns irmãos do diaconado permanente de nossa Diocese.
“O Acólito é instituído para ajudar o Diácono e para servir o Sacerdote. É sua função, portanto, cuidar do serviço do altar; auxiliar o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa; distribuir, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão”. Enquanto isso, “o Leitor é instituído para a função que lhe é própria: ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas. Por isso mesmo, na Missa e nas demais ações sagradas, será ele a fazer as leituras da Sagrada Escritura” (Ad Pascendum, 7-8).
Rezemos por todas as vocações da Igreja particular de Guarulhos, especialmente para que esses dois irmãos sejam perseverantes e fiéis ao chamado que o Senhor lhes fez.
Confira alguns registros da celebração: