"O Senhor fez em mim maravilhas." (Lc 1,49)

Regional Sul 1 da CNBB realiza 45ª Assembleia Eclesial

Igreja Sinodal: alargar a tenda da oração, escuta e da comunicação”. Esse foi o tema central da 45ª edição da Assembleia Eclesial do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O encontro, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, reuniu arcebispos, bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, agentes de comunicação e participantes das dinâmicas sinodais entre os dias 27 e 29 de setembro.

A Diocese de Guarulhos esteve representada na 45ª Assembleia Eclesial pelo bispo, Dom Edmilson Amador Caetano, O. Cist., pelo coordenador de pastoral, Pe. Marcelo Dias, pelo representante da Pastoral da Comunicação, Sérgio Silva, pela representante do Conselho de Leigos, Célia Soares, pelo coordenador da Pastoral Carcerária, Pe. Marcos Alves, pelo representante da Pastoral do Povo da Rua, Pe. Paulo Leandro, pela representante da Música Litúrgica, Caetana Cecília e mais duas representantes dos leigos de nossa Diocese.

NOVAS DIRETRIZES
“Senhor, eu quero entrar no santuário pra te louvar”. O firme propósito, entoado em forma de canto, ecoou durante a Celebração de Abertura da 45ª Assembleia Eclesial do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Superados os primeiros passos, o caminho a ser percorrido de hoje, dia 27, até domingo, dia 29, será orientado, em dinâmica sinodal, pelo Espírito Santo.
Sob a terna proteção de Nossa Senhora Aparecida, 42 bispos e arcebispos, 66 padres, diáconos e religiosos, e cerca de 140 leigos seguiram em procissão, como “Igreja em Saída”, para o auditório do Mosteiro de Itaici para aprovação do programa da Assembleia.
ASSEMBLEIA ECLESIAL EM CONVERSA NO ESPÍRITO
Suscitadas pelo Espírito Santo, as contribuições de 18 grupos formados com os participantes da 45ª Assembleia Eclesial do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foram apresentadas na terceira sessão do encontro que acontece no Mosteiro de Itaici em Indaiatuba. Também etapa inicial do segundo dia foi dedicada à dinâmica.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PASTORAL
Missa de Nossa Senhora no sábado. O segundo dia da Assembleia Eclesial do Regional Sul 1 da CNBB foi consagrado à Virgem Maria; aquela que, aos pés da Cruz, manteve a fé viva mesmo enquanto aguardava a ressurreição de seu Filho.
Sinal dessa esperança e símbolo da valiosa colaboração das mulheres na Igreja, a imagem de Nossa Senhora do Patrocínio foi conduzida ao presbitério pelas agentes presentes ao encontro realizado no Mosteiro de Itaici. “Nós sabemos que ela patrocina as nossas intenções e as nossas súplicas”, sublinhou o primeiro bispo da Diocese de Jaú, Dom Francisco Carlos da Silva, ao destacar o título mariano escolhido como padroeiro da mais nova Igreja Particular do Brasil.

Outros desafios

“Inteligência artificial e seu impacto na Pastoral”. Em duas sessões dirigidas por Moisés Sbardelotto, o tema foi apresentado aos bispos e agentes de pastoral de Dioceses Paulistas. A reflexão do doutor em comunicação passou pelos conceitos, circulou entre os resultados de pesquisas para alcançar o Magistério do Papa Francisco. O Pontífice, muito recentemente (para citar apenas dois exemplos) se dedicou à nova realidade tecnológica quando do Dia Mundial da Paz e das Comunicações Sociais. “É o Santo Padre que nos apresenta a ideia de galáxia de realidades diversas”, disse Sbardelotto ao situar o tempo presente em um “regime de tecnociência”.
PAINÉIS TEMÁTICOS E AÇÃO PASTORAL
Momento Orante estabeleceu a sintonia dos corações com o Espírito Santo em prol da terceira etapa da Assembleia Eclesial, na tarde de sábado, dia 28. A 10ª sessão, no trânsito da programação, foi igualmente apoiada na dinâmica da conversa espiritual.

Antes das atividades em grupos, a partir da organização das sub-regiões, o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, apresentou análise de conjuntura eclesial vigorosamente profunda e realista. “Vivemos um tempo de polarização ideológica que envolve também a Igreja”, disse. O religioso igualmente situou parte de sua exposição nos desafios relacionados às vocações. Os conflitos ao redor do mundo e a busca de caminhos que conduzam à paz também mereceram a atenção do cardeal.

Confira algumas fotos da 45ª Assembleia Eclesial:
45ª Assembleia Eclesial do Regional Sul 1 - CNBB