XX Grito dos Excluídos

0
Foi realizado no dia 7 de setembro, na Praça Getúlio Vargas, o XX Grito dos Excluídos em nossa Diocese.

Com início às 9h com a Santa Missa presidida por Dom Edmilson Caetano, o evento contou com a participação dos Padres Jorge Alberto Apró e Paulo Leandro da Silva, além dos seminaristas David e Raul e grande número de participantes vindos de movimentos e pastorais sociais católicas.

Em sua homília, Dom Edmilson enfatizou que “a nossa Igreja se faz presente na sociedade porque ela tem uma dimensão profética, uma dimensão sócio transformadora. O Evangelho de Jesus Cristo não é para ficar circunscrito nas nossas comunidades, já que somos uma Igreja com a missão no mundo, e todas as Pastorais Sociais são chamadas a viver esta dimensão”.

Padre Paulo Leandro, assessor da Pastoral da Juventude da Diocese, ressaltou o Grito dos Excluídos é uma oportunidade “para gritar juntos por justiça, igualdade, lutar juntos para que realmente a civilização do amor possa acontecer e as crianças, os jovens, as famílias e os idosos”.

O Grito dos Excluídos é um conjunto de manifestações populares que ocorrem no Brasil ao longo da Semana da Pátria, que culminam com o Dia da Independência do Brasil, em sete de setembro. Estas manifestações têm como objetivo dar visibilidade aos excluídos da sociedade, denunciar os mecanismos sociais de exclusão e sinalizar/propor caminhos alternativos para uma sociedade mais inclusiva.

As imagens são de Laisa Albuquerque, da Pascom da Paróquia São José, e as informações são de Valéria Carmanini, da Pascom Catedral, e Vitor Azevedo, da Pascom da Paróquia Santa Mena.