Visita de Dom Edmilson a paróquia de Santo Antônio – Vila Augusta

0

No último dia 3 de julho, Dom Edmilson, bispo diocesano de Guarulhos esteve presente em nossa comunidade para fazer sua primeira visita pastoral, um gesto de comunhão e unidade com o povo de Deus e com a Igreja de Jesus Cristo. Dentre os objetivos da visita pastoral, podemos encontrar: a oportunidade que o pastor tem de estar em meio ao seu rebanho e conhecer mais e melhor aqueles que pastoreia; ajudar a comunidade a resolver eventuais dificuldades na área religiosa e/ou administrativa; propicia um encontro entre o bispo, presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas e leigos que estão a serviço da paróquia e além disso, o bispo tem a oportunidade de celebrar com seu povo, orando a Deus por sua missão.

As atividades de Dom Edmilson tiveram início com a apresentação pelo território da paróquia de Vila Augusta (passeio pelo bairro e principais pontos da paróquia), assim como a apresentação das instalações da paróquia (Paróquia, secretaria, salão São Pedro, casa Divina Misericórdia e funcionários).

Já as atividades públicas foram iniciadas com a Santa Missa em honra à São Tomé, celebrada à tarde. Dom Edmilson, destacou em sua homilia a importância de estarmos reunidos e rezarmos em comunidade, como faziam os Apóstolos. Tomé, por não estar presente na primeira aparição de Jesus aos Apóstolos, não acreditou no Cristo Ressuscitado. Para Dom Edmilson, a comunidade quando se reúne, tem a oportunidade de experimentar o Cristo, para assim anunciá-lo.  A celebração contou com a participação de diversos representantes pastorais.

Logo após a celebração, Dom Edmilson se confraternizou com a comunidade em um café da tarde com os presentes. Foi uma rica oportunidade que a comunidade teve de estar próxima ao bispo, tirar fotos, conversar e pedir benção.

No fim da tarde, Dom Edmilson se reuniu com os jovens de nossa paróquia. Cerca de 40 jovens do Crisma, Catequese, grupo de jovens e pastorais estiveram participando do encontro.  O bispo questionou os jovens sobre suas dificuldades como jovens na realidade paroquial em que vivem. A principal questão levantada pelos jovens foi a dificuldade de resistir à “concorrência” de programas que lhes são oferecidos, e que aparentemente são muito mais atrativos. A proximidade da paróquia com o shopping , o fato de estar localizada em uma região central, a condição financeira relativamente confortável fazem com que os jovens sintam-se muito mais atraídos por esse tipo de programas. Dom Edmilson os encorajou a seguirem perseverantes no caminho de Cristo, e disse que não é proibido frequentar esse tipo de local. O diferencial está na forma em que cada um jovem deve se comportar; suas atitudes, devem expressar o Cristo que vive neles.

À noite, Dom Edmilson se reuniu com a comunidade para mais um momento de oração: o Santo Terço de abertura do Grupo de oração. O terço foi rezado por muitas intenções, dentre elas o ministério de nosso bispo. Ao final, Dom Edmilson deu uma benção especial à todos sob a intercessão de Nossa Senhora Aparecida e deixou um recado para os servos e participantes do grupo de oração para que se utilizem do momento do grupo de oração para se abastecer da Palavra de Deus e a partir dali, sejam anunciadores da Boa Nova.

O último momento de Dom Edmilson na Vila Augusta foi o encontro com o Conselho Pastoral Paroquial (CPP). O bispo quis conhecer cada um dos membros e a quais grupos representam. Além disso, tirou algumas dúvidas em relação à alguns trabalhos pastorais que são realizados na paróquia. Por fim, o bispo concluiu que o principal desafio pastoral de nossa comunidade está em entrarmos nos condomínios que crescem a cada dia em nosso território paroquial.

Através dos pontos levantados por Dom Edmilson, seguimos em frente com os trabalhos já realizados, refletindo sobre o que pode ser aprimorado para melhor servir à Deus e aos irmãos. Juntos nessa caminhada seremos instrumentos eficazes nas mãos de Deus.

Fran Braz- Pascom