Via Sacra na Paróquia Santa Rosa de Lima

IMG-20140425-WA0067

Acabamos de vivenciar como Igreja, um tempo muito propício ao recolhimento e oração pessoal, que foi a Semana Santa. Nela, relembramos todo o caminho percorrido por Jesus desde sua entrada triunfante em Jerusalém, até o apse: Sua Vitória sobre a Morte! Somos convidados a percorrer o mesmo caminho realizado pelo Cristo, sofrendo e meditando suas dores, através da Via-Sacra.

A Via-Sacra (do latim Via-Crucis,”Caminho da Cruz”), é um ato litúrgico celebrado pela Igreja Católica em todas as partes do mundo, para relembrar a Paixão e Morte do Senhor. Teve sua origem na época das Cruzadas, que duraram dos Séculos XI ao XIII, quando os fieis percorriam na Terra Santa, os lugares sagrados por onde o Messias passou. O número de estações foi se definindo com o passar do tempo, até chegar à quantidade atual, de 15 (Com a Ressurreição).

É muito comum no Brasil, que a Via-Sacra seja realizada nas ruas em forma de procissão. Em nossa Paróquia, o percurso foi acompanhado por encenações de trechos da Paixão, realizados pelo Ministério de Artes Fiat. Em cada parada nas residências escolhidas, era notável a comoção das pessoas, quando se viam perdidas em meio ao sofrimento do Senhor, como reais participantes de tal acontecimento.

É de suma importância este exercício de sair às ruas, pois as caminhadas possuem um sentido teológico muito importante para nós cristãos, que é a Missão. Jesus doou sou própria vida para a remissão dos nossos pecados, e o mínimo e mais coerente que podemos fazer, é sair do conforto de nossos lares, deixar nossos afazeres, e anunciar a Palavra de Salvação ao mundo que tanto necessita!

Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. (Lucas 16, 15).

PASCOM – Paróquia Santa Rosa de Lima.

Foto: Gonçalo Maria Santana.

Categories: Notícias,Paróquias