Ungidos pelo bálsamo da Alegria (cf. Ez 16,9)

Nos aproximamos da Semana Santa, onde celebramos o mistério de nossa Salvação. Cristo Jesus ungiu-nos com o óleo da alegria e nos fez participarmos de sua glória. Na Páscoa do Senhor, celebramos o mistério central da nossa fé, somos a cada ano renovados na Misericórdia de Deus, que nos toca com ternura e amor. Neste tempo de graça, o Senhor nos acompanha com muitos sinais pascais em nossa diocese.

Nossa diocese de Guarulhos encontra-se em festa, pois o Senhor nos concede uma grande alegria com a ordenação episcopal de Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, no dia 18 de março de 2017, realizada no Santuário Nacional de Aparecida. Como no dia da Transfiguração, o Senhor Jesus levou nossa Diocese ao monte Tabor e ali renovou nossas forças. E como Igreja fiel e obediente, oferecemos a Igreja universal um apóstolo, Dom Otacílio, que nos fez exultar de alegria ao participarmos de sua ordenação episcopal. Hoje, rendemos graças ao Senhor pelo dom de sua vida ministerial, tão fecunda em nossa diocese, são 29 anos como presbítero, a serviço do Povo de Deus em Guarulhos, por sua atuação pastoral. Como diocese, queremos deixar aqui nossa gratidão e carinho.

Neste tempo quaresmal o Senhor foi nos curando e preparando para vivermos o tempo pascal, renovados na força de Sua Santa Palavra, que faz arder o coração e nos enche de Alegria com sua presença gloriosa (cf. Lc 24,32). Em várias paróquias de nossa diocese estão acontecendo as missas penitenciais na madrugada, iniciativa pastoral que leva os paroquianos a experiência profunda da oração, jejum e caridade. Também temos a Campanha da fraternidade, cujo o tema é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), que tem marcado as atividades pastorais, como a catequese, grupos de rua e liturgia com o apelo a conversão e novas atitudes no cuidado e uso da criação.

Neste último mês a nossa Diocese iniciou a escola da catequese por Foranias, preparando os nossos catequistas para um novo método catequético, com inspiração catecumenal, que iniciará neste ano no segundo semestre. Também continuamos recebendo em nossas paróquias a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, neste Ano Mariano Nacional em que comemoramos os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima e os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba. Grandes alegrias e sinais do Ressuscitado na vida de nossa Igreja particular de Guarulhos.

Nossa diocese de Guarulhos comemorou no dia 16 de março, três anos sobre a condução Apostólica de Dom Edmilson Amador Caetano, 4º bispo diocesano da diocese de Guarulhos. E no próximo dia 5 de abril a nossa diocese faz aniversário de 36 anos. Muitas alegrias e conquistas o Senhor têm concedido a todos nós! Caminhemos com o Senhor Ressuscitado, que permanece conosco e realiza através de sua Santa Igreja a Salvação dos homens.

Alegremo-nos e exultemos com a presença do Senhor em nossa Diocese, que cuida do seu povo e continua sua obra salvífica por meio de seus ministros e seu povo fiel na obra da evangelização.

Pe. Marcelo Dias Soares

Coordenador Diocesano de Pastoral