Tradicional Festa da Carpição marca início dos festejos à Nossa Senhora do Bonsucesso

A Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso deu-se inicio com a Festa da Carpição, realizada todo o ano na primeira segunda feira do mês de agosto (em 2018, no dia 6). Essa tradição iniciou com o ato de carpir o mato em torno da então capela num sistema de mutirão tendo em vista a Solenidade Mariana.

Na atualidade celebramos a tradicional Festa da Carpição, com a missa e a benção da terra, onde os devotos levam a terra abençoada para suas casas e outros recolhem uma porção da mesma em um lenço de pano, colocando-a sobre  alguma parte do corpo onde se encontra sua enfermidade ou dor, fazendo um percurso até a histórica Capela de São Benedito onde depositam a terra que retiraram do tanque onde ela foi abençoada.

Muitos são os devotos e peregrinos  que testemunham curas e milagres alcançados pela intercessão de Nossa Senhora do Bonsucesso.basta visitarmos a “Sala dos Milagres” instalada dentro do Santuário para comprovarmos o reconhecimento dos romeiros e devotos que agradecidos  pagam suas promessas com gestos de piedade popular. Em 2009,resgatou-se a “tradição do levantamento do mastro da padroeira como expressão fundamental presente na dinâmica cultural de Bonsucesso”.

No dia da festa da Carpição, antes da primeira missa e benção da terra, o mastro é solenemente erguido e plantado sob a condução dos capitães do mastro e em meio as preces e pedidos escritos em seu tronco,e permanece plantado em frente ao Santuário durante todo ano até o mês de julho onde é descido e cortado em pedaços. Sua madeira servirá como lenha para o Fogo Santo na vigília pascal do ano seguinte.

“Eu venho de longe Senhora, vim de carro e vim a pé. Na benção da terra demonstrar minha fé.

O culto da terra,o canto da fé.A benção da pra quem tem fé. A terra é sagrada é amada,é bendita,é de gente é de quem tem fé.O canto da terra vem do coração,é o grito da terra,amor a Carpição. A terra é sagrada é amada é bendita, é da gente é do povo é de quem tem fé.” (Lula Barbosa).

Confira abaixo as fotos desse belíssimo momento que contou com a presença dos Padres Carlos, Rildo, Paulão, Valdocir e do Diácono Jonas Barbosa.

Festa da Carpição 2018

Compartilhe:
Facebook
TWITTER
YOUTUBE
Instagram

Categories: Notícias,Paróquias

Comments are closed.