Solenidade de Corpus Christi – 2121

A solenidade litúrgica de Corpus Christi é uma demonstração pública da fé que temos na Eucaristia, o Corpo e Sangue de Cristo, que nos alimenta em cada Missa que participamos. Todos os anos, pequenas e grandes cidades transformam suas ruas em belíssimos tapetes para receber Jesus, presente no Santíssimo Sacramento.

As ruas que todos os dias são utilizadas por ricos e pobres, empregados e desempregados, ateus e cristãos, enfermos e saudáveis, dependentes químicos e recuperados, famílias e solitários, crianças e idosos, é revestida de tapetes confeccionados com diversos elementos que, juntos, compõe a arte do amor que simboliza nossa devoção a Jesus Cristo. Nas ruas onde, todos os dias, a vida se manifesta por diferentes matizes, na solenidade de Corpus Christi ganham um sentido especial, pois por onde todos caminham, Jesus, presente na Eucaristia, é levado com devoção e adoração pelos mesmas ruas que seus filhos e filhas, todos os dias, percorrem.

É o sublime encontro do Salvador com os que ainda caminham rumo à pátria celeste. Jesus caminha conosco sempre, e ao acolhermos Jesus, numa demonstração amorosa de nosso amor para com Ele, espiritualmente estamos afirmando: “O Senhor percorre comigo os caminhos da vida, e sua presença me sustenta, restaura-me e renova-me”.

Em meio à pandemia do coronavírus, vivemos um Corpus Christi diferente, porém não com menos intensidade. Na grande maioria das paróquias, não houve as procissões com a presença dos fiéis. Contudo, fomos convidados a prepararmos o nosso coração com tapetes de amor, devoção, louvor, agradecimento, súplica, esperança, misericórdia, caridade.

Jesus Cristo, que todos os anos passa solenemente pelas ruas de nossas cidades, passou este ano pelas praças e avenidas, becos escuros e jardins floridos de nossa alma, com o mesmo amor e intensidade dos tempos de outrora. Jesus não foi roubado nem se escondeu de nós em meio à pandemia, mas Ele continua vivo, presente em nossa história, curando-nos e socorrendo-nos em meio a tantas necessidades. E Jesus veio e virá sempre a nosso encontro para tenhamos vida e vida em plenitude (cf. Jo 10,10).

Solenidade Corpus Christi - 2021

Categories: Destaques,Diocese,Notícias