Seminaristas Fábio Herculano, Renan Araujo e Rodrigo Lovatel são admitidos às ordens sacras

O Seminário Diocesano Imaculada Conceição realizou na noite desta quinta-feira, 17/03, a admissão às Ordens Sacras dos seminaristas do ano pastoral: Fábio Herculano, Renan de Araujo e Rodrigo Lovatel.

Nesse rito de admissão às ordens sacras a Diocese de Guarulhos recebe a manifestação pública dos seminaristas à Sagradas Ordens, e os acolhe para a recepção das ordens as quais aspiram, que são a Diaconal e Presbiteral.

A celebração eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano de Guarulhos, Dom Edmilson Amador Caetano, O.Cist e concelebrada pelos reitores e vice-reitor dos seminários maior e propedêutico: Pe. Francisco Veloso, Pe. Cleber Leandro e Pe. Edson Roberto. Estiveram presentes também vários sacerdotes, seminaristas da diocese e religiosos, bem como, familiares dos seminaristas e fiéis leigos.

Na ocasião, os seminaristas também fizeram o juramento de pertença a diocese, celibato, compromisso em rezar a liturgia das horas e profissão de fé.

O que é a admissão as ordens sacras?

O Senhor Jesus instituiu na Igreja diversos ministérios, de modo que cada um, exercendo seu carisma e missão, contribua para a edificação de sua Igreja e o crescimento da unidade do Povo de Deus. Estes ministérios aparecem revelados nas Sagradas Escrituras e, desde o tempo dos apóstolos, são conferidos, mediante a oração, preparação e escolha, a pessoas íntegras e fiéis a Cristo e à Igreja.

Nesse sentido está no Pontifical Romano que “aqueles que aspiram ao Diaconado e ao Presbiterado devem manifestar publicamente essa sua vontade de se entregarem a Deus e a Igreja para exercerem a Ordem sagrada. A Igreja, na pessoa do Bispo, recebendo esta oferta de vida, os escolhe e chama, a fim de que se preparem para a recepção dos ministérios que aspiram, e, dessa forma, são oficialmente recebidos como candidatos ao diaconato e presbiterato”, esse rito possui o nome de Admissão as Ordens Sacras.

Fonte: Pontifical Romano, Rito de Admissão entre os candidatos à Ordem Sacra.

Veja galeria de fotos:

Crédito das fotos: Alexandre Craveiro – Pascom Paróquia Santo Antônio Pimentas