Semana Diocesana de Formação – 2016

Capa_FD2016“A Doutrina Social da Igreja e a prática da misericórdia divina”

“Amados irmãos e irmãs, como desejo que os lugares onde a Igreja se manifesta, particularmente as nossas paróquias e as nossas comunidades, se tornem ilhas de misericórdia no meio do mar da indiferença!”

(Papa Francisco – Mensagem para a Quaresma de 2015)

Em pleno Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, iluminados pelas  Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil (2015-2019), da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil –, que iluminou a realização da 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral, no ano passado, apresento este livrinho com vistas à realização de mais uma Semana Diocesana de Formação, de 19 a 22 de julho, em nossas Foranias.

Sem deixar de lado as quatro primeiras Urgências da Evangelização, mas com um olhar especial para a Quinta Urgência – IGREJA – A SERVIÇO DA VIDA PLENA PARA TODOS –, promoveremos Formação e Aplicação da DSI – Doutrina Social da Igreja – com o propósito de intensificar a participação dos cristãos leigos na construção de políticas públicas justas, aprimorando a prática das Obras de Misericórdia.

Ressoem em nosso coração as palavras do Papa Francisco: “Não podemos cair na vertigem da globalização da indiferença”, para juntos construirmos Paróquias, comunidade de comunidades, que se tornem “ilhas de misericórdia” neste grande “mar de indiferença” em que vivemos.

Continuemos a “Evangelizar com amor, zelo e alegria”, vivendo concretamente a misericórdia, sempre conduzidos pelo Espírito Santo, que nos acompanha nesta missão: “O Espírito do Senhor repousa sobre mim…” (Lc 4,18).

Exorto a todos os Agentes de Pastoral de nossas comunidades que participem deste precioso momento de formação, assegurando as bênçãos divinas, com a proteção e a presença da Padroeira de nossa Diocese, Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Dom Edmilson Amador Caetano – Bispo Diocesano

1ª NOITE