Santuário Nossa Senhora de Bonsucesso celebra 274ª de sua padroeira

Chegamos ao final de mais um ano de festejos no Santuário Nossa Senhora do Bonsucesso… 274 anos de fé e devoção mariana marcaram todo o mês de Agosto nas festividades em louvor a Nossa Senhora, padroeira deste santuário.

Uma série de atividades religiosas e culturais encerraram esta festa que é um dos eventos religiosos mais antigos da Igreja no Brasil, reconhecida oficialmente desde 1741 pela Igreja Católica. Romeiros vindos de diversos lugares do Brasil marcaram presença em mais este ano de festa.

No dia 29 de agosto, tivemos como pontos fortes das festividades, o 1º Encontro Diocesano do Terço dos Homens, que reuniu centenas de representantes da nossa Diocese, que compõe este movimento religioso, e que a cada dia vem ganhando maior numero de adeptos para a reza do santo terço. Este encontro foi presidido pelo Diácono Jhonny Bernardo. E também tivemos na noite do sábado, a Missa forânea, momento único de unidade em nossa igreja. A celebração foi presidida pelo Padre Hechilly de Brito Timoteo, Vigário Paroquial da Área Pastoral Nossa Senhora de Guadalupe, e concelebrada pelos padres que compõem a Forania de Nossa Senhora do Bonsucesso.

Já no dia 30, ultimo dia de festejos da nossa padroeira, iniciamos com a presença sempre marcante de nosso Bispo Diocesano, D. Edmilson Caetano, que presidiu a primeira missa da Solenidade em louvor a Nossa Senhora do Bonsucesso. Durante sua homilia, Dom Edmilson, ressalta que a imagem de Nossa Senhora, é esta mulher que representa a Igreja no meio do povo, que precisa dar a luz a Jesus Cristo. Ele pede ao povo que deixem se iluminar pela Palavra de Deus assim como fez Maria, pois, quando vivemos a esta Palavra, experimentamos a fidelidade de Deus conosco. E acrescenta: “Quando Maria expressa isso em sua vida, ela nos mostra que isso é um combate. Mas ela nos inspira que viver a verdade do Evangelho, nos faz fortalecidos pela fé para enfrentarmos o bom combate”.

Ainda como parte dos festejos, tivemos a tradicional Missa Sertaneja, presidida pelo Pe. Afonso Alves Sobrinho, da Paróquia Santo Antonio – Gopoúva, e que foi animada pelo grupo Raízes Cristãs. E para concelebrar mais esta santa missa, tivemos a presença do Frei Emerson Aparecido Rodrigues e do Pe. Messias, ambos do Santuário Nossa Senhora de Fátima, da Diocese de Paranaguá – PR, que vieram especialmente desta Diocese, trazendo um grupo de fiéis para conhecer e participar das festividades de nossa padroeira.

E como não poderia deixar de ser, entre cânticos e orações e com a participação de várias crianças e jovens de nossa paróquia, realizamos também a procissão e coroação de Nossa Senhora do Bonsucesso por volta das 14h. Mesmo diante do sol forte que aquecia a todos naquela tarde, os fiéis devotos de Nossa Senhora de Bonsucesso, participaram fielmente do cortejo com as imagens de Nossa Senhora e São Benedito pelas ruas, no entorno da festa, sinal da fé, devoção e agradecimento pela Virgem do Bonsucesso.

Para encerrar nosso festejos contamos com a presença do Vigário Geral da Diocese de Guarulhos, Pe. Antonio Bosco, da Catedral N.Sra. da Conceição, que abençoou todos os agentes e colaboradores que com muita dedicação, trabalharam durante todo o mês de Agosto para que a Festa em louvor a padroeira tivesse o bom êxito com o qual foi realizada.

Que Nossa Senhora do Bonsucesso abençoe a todos!

As informações são da Pascom do Santuário de Nossa Senhora de Bonsucesso.