Representantes Diocesanos realizam Formação Litúrgica em Manacapuru-AM

“Preparação, Participação, Vivência do Mistério e Avaliação.”

Com estes quatro passos metodológicos, na noite de sexta (28) teve início na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru, uma formação para músicos e instrumentistas que contou com a participação de mais de 90 pessoas das Paróquias: Cristo Libertador, Nossa Senhora de Nazaré (comunidades urbanas e rurais) e Área Pastoral Santo Afonso. Tivemos o privilégio de ser assessorados por dois nomes de referencia nacional nesta formação: o Pe. Jair Oliveira Costa, da Diocese de Guarulhos, Membro da Equipe de Reflexão de Música Litúrgica da CNBB; e a Leiga Caetana Cecília Filha, Professora/ Pós- Graduada em Educação Musical e Liturgia, Membro da Associação dos Liturgistas do Brasil. Estes conduziram com muita propriedade o tema, envolvendo todos os presentes, num ritmo harmonioso, aproveitando todo potencial musical e a mística amazônica que nosso povo tem.

Articulado pelo Fr. Sandro Duda CSsR e sua equipe da Paróquia Nazaré/Mpu, o Curso de músicos e instrumentistas teve como objetivo ajudar no conhecimento da fé e a compreender seu papel dentro do mistério celebrado para que se sintam parte da assembleia litúrgica, e não um grupo à parte no serviço que realizam, que participem ativamente de cada momento da celebração, mesmo quando não estiverem tocando. Foi A ação dos músicos e instrumentistas fora tratado como Ministério, serviço designado por Deus.

Por: Manoel Nerys

Leigo da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

Confira os Registros da formação:

Formação Liturgica - AM