Projeto Tietê Esperança Aparecida

0
No dia 01 de outubro, a pequenina imagem peregrina da padroeira do Brasil Nossa Senhora da Conceição Aparecida chegou a Catedral Nossa Senhora da Conceição.

Trazida pelo padre Palmiro Carlos Paes, Vigário Paroquial na Paróquia Santa Cruz de Itaberaba em São Paulo – Setor Freguesia do Ó, que nesse ano completa o seu ano jubilar 25 anos de padre. A peregrinação começou em 22 de setembro de 2004 e que tem por objetivo de expressar a fé e a devoção a Nossa Senhora Aparecida e conscientizar a população sobre a importância da despoluição do Rio Tietê.

Em entrevista a Pascom Catedral, Padre Palmiro expressa a alegria de trazer a imagem que vem nos convidando a fazermos a vontade do Filho Jesus. Agradecendo a Diocese de Guarulhos, a Igreja Mãe na pessoa do Sr. Bispo, os padres e o povo que acolheu esse Projeto Tietê Esperança Aparecida, o Padre Palmiro tem o objetivo fazer com que o Rio Tietê possa ter um novo olhar, mudando a percepção do Tietê não como um rio de esgoto, mas como presente de Deus, que precisa ser cuidado – aja visto que Guarulhos há 4 anos atrás começou o tratamento de esgoto até então parece que não tinha tratamento. Palmiro ainda relatou a alegria de estar presente em Guarulhos, que acolheram muito bem a proposta da peregrinação.

A imagem ficou aqui até o domingo dia 05 de outubro em seguida foi para o Parque Jacuí à tarde uma procissão ciclística levando a imagem para Catedral de São Miguel Paulista. Na quarta-feira, ela segue para Basílica da Penha e na sexta-feira, dia 10, será enviada para o Parque Ecológico. No dia 12 pela manhã ela irá navegar pelo Rio Tietê até Ponte Piqueri onde seguirá em procissão em uma carreata de veículos até a Catedral da Sé onde acontecerá a missa solene e em seguida uma grande festa de encerramento da peregrinação com show do Padre Juarez de Castro.

Na celebração da Santa Missa, Padre Palmiro proclamou as seguintes palavras na Santa Homília:

“Precisamos olhar a vida como presente de Deus e o Evangelho de hoje e as Leituras nos convidam a olhar, a pensar o que estamos fazendo com a vida que Deus nos deu. Lembrando das leituras o que nos chama atenção é o carinho que Deus tem por nós, o zelo que Deus tem por nós, quando Ele nos dá vida, Ele nos cerca, Ele cuida de nós e nos dá a missão de sermos continuadores de sua obra, nós nunca podemos esquecer disso. Quando Deus fez todo universo, fez a terra, fez o mundo nos chama à vida. Para que? Para completar a sua obra e ao mesmo tempo nos dá uma missão quando nos diz: ‘façamos o homem e a mulher à nossa imagem, conforme à nossa semelhança’. A imagem de Deus, a semelhança de Deus é o amor, Deus nos convida a cada dia de sua existência, a cada momento de nossa vida cuidar; cuidar da vida e quando nós deixamos que na nossa vida entra a inveja, entra o mal; aí o que acontece nós fugimos do plano de Deus, deixamos de produzir frutos bons e começamos a produzir frutos maus. Exemplo quando a ganância é mais forte que o amor, quando a ganância vem não respeitando a vida nós encontramos aí o exemplo do Rio Tietê que hoje estamos lutando. A nascente do Tietê ainda por 15 milhões de anos está lá água potável, cristalina e conforme o Rio vai descendo nós vamos vendo o que vai acontecendo com o Rio, vai sendo poluído, por que? Por causa da ganância, do desrespeito à vida ou seja é preciso olhar, é preciso cuidar do mundo porque é um presente de Deus nos deu, é preciso dar da nossa vida, o nosso coração tem que ser o lugar de Deus e quando o nosso coração é o lugar de Deus; nós acolhemos a todos aqueles que vem nos dizer, vem nos falar de Deus; precisamos então tomar consciência desse nosso compromisso, da vida. Quero agradecer a acolhida desta Diocese com a imagem peregrina do Rio Tietê de uma maneira especial ao Bispo e aos padres que estão nesta Catedral cuidando, zelando para que a Palavra de Deus seja anunciada, para que a Palavra de Deus seja vivida em cada um de nós, na comunidade, nesta cidade tão querida de Guarulhos e esta imagem conforme vai passando, ela vai se tornando cada vez mais bonita, por que leva daqui com certeza o carinho desta cidade, leva daqui com certeza cada pedido que vocês fizeram diante desta imagem e também com certeza agradecimentos. Que Maria nos convide sempre a fazermos a vontade de seu Filho Jesus e a vontade do Senhor é que tenhamos vida e vida em plenitude. Assim seja! Amém!”

As informações são de Valéria Carmanini  e as fotos de Adriana Castelli e Maricene Cintra, da Pascom Catedral Nossa Senhora da Conceição.

Categories: Destaques,Diocese