Projeto “Juventude em Missão” mobiliza jovens da Área Pastoral Nossa Senhora de Guadalupe‏

Este mês de julho foi intenso para a juventude da Área Pastoral Nossa Senhora de Guadalupe, onde foi realizado o projeto “Juventude em Missão nas férias”, atividade esta que abrangeu temas dos mais diversos, encontros marcantes de oração e ação, momentos de convivência e amizade, eventos que envolveram também o bairro e proporcionaram aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo.
A “Juventude em Missão nas férias” teve início no dia 04 de Julho com a entrega dos agasalhos arrecadados numa campanha feita no mês anterior; a equipe de Promoção Humana Jovem organizou a lista de famílias, e a juventude, atendendo ao apelo do Papa que pede uma Igreja em saída, foi ao encontro destas famílias levando-lhes o calor dos agasalhos, bem como o calor de um abraço amigo e do amor de Deus. Houve também uma visita a uma instituição de caridade, que abriga crianças e idosos. Ainda neste dia houve um encontro de espiritualidade, no qual os jovens meditaram à luz da Palavra de Deus, e se emocionaram ao partilhar tudo o que foi vivenciado com as famílias na entrega dos agasalhos.

Na semana seguinte foi a vez de olhar para nossa realidade e de perceber a situação social de nossa juventude, por isso no dia 12 de julho nos reunimos para abordar o tema “Redução da Maioridade Penal: prós e contras”, contando com a presença de um educador, que explanou o tema e ajudou os jovens a fazerem uma reflexão crítica, séria e cristã a respeito do tema.

Como terceira atividade, nossas férias contaram com um momento de vivência de oração e de experiência espiritual, onde tivemos uma Tarde de Louvor no dia 19 de julho. A tarde, marcada por animação, louvor, oração e reflexão da Palavra de Deus foi importante para que os jovens percebam a riqueza dos carismas da Igreja e aprofundem sua fé e sua espiritualidade.

Sabendo da sede que os jovens desta geração têm de se comunicar, seja via rede social, celular e também pessoalmente, tivemos um encontro sobre Comunicação na vida do Jovem, no qual esteve presente o Edson Vitor, coordenador diocesano da Pascom, que sendo também jovem, abordou o tema envolvendo os participantes, comunicando-se de maneira com que todos interagissem, o que deixou o encontro muito dinâmico e participativo.

E para fecharmos com “chave de ouro”, na manhã do dia 26 de julho, a juventude subiu o monte para encontrar-se com Deus. Foi realizado um encontro de oração do alto do Morro Nhangussu, localizado no bairro Água Azul. Logo na chegada, a capela São Judas Tadeu nos recepcionou com um café da manhã que nos deu força para a longa caminhada, depois iniciamos a subida de quase uma hora, e finalmente chegamos. Do alto do Morro é possível ter uma vista panorâmica de Guarulhos e dos municípios vizinhos, e foi este o lugar privilegiado onde cada jovem pode revigorar sua fé, confirmar sua caminhada e continuar sua missão, lembrando-se sempre que para caminharmos precisamos sempre do apoio do outro, pois “é impossível ser feliz sozinho”.

E foi assim, com as bênçãos de Nossa Senhora de Guadalupe, que experimentamos a alegria de viver o Evangelho, a alegria de ser jovem, e a alegria de sermos discípulos missionários de Jesus Cristo, para que nossos jovens tenham vida.

As informações são da Equipe Juventude em Missão da Área Pastoral Nossa Senhora de Guadalupe.