Padre Tarcísio completa 3 décadas de Sacerdócio e 25 anos como Pároco em Vila Fátima

No dia 14/04/2018, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Vila Fátima), o Pe. Tarcísio Almeida celebrou 30 anos de vida sacerdotal, sendo 25 anos vividos em Vila Fátima. A Santa Missa Solene contou com a presença dos Padres Jair (Nossa Senhora Aparecida – Cocaia), Marcos Vinicius (Santo Antônio – Parque), Luiz Carlos (São João Batista – Jd. Adriana) e Toninho, além dos seminaristas Alex, Ítalo, Jonas, Bruno e Fernando, junto com o povo de Deus, das Comunidades, familiares e convidados.

Animado pelo lema: “ O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres!”,  Pe. Tarcísio Anatólio de Almeida, pelas mãos do saudoso Bispo, Dom João Bergese, recebeu a ordenação sacerdotal, em 10/04/1988, na Paróquia Santo Antônio (Pimentas), onde permaneceu como vigário durante os cinco primeiros anos do seu ministério.

Após este período dos cinco primeiros anos em Pimentas, o então bispo Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, procedeu a transferência para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, sendo empossado no dia 10/06/1993, na Solenidade de Corpus Christi.

Durante estes trinta anos de vida sacerdotal, Padre Tarcísio, sem dúvida cumpriu seu papel de sacerdote, de pastor e profeta, haja visto, que, como sacerdote, preside as celebrações dos sacramentos, tendo a Eucaristia como ápice, procurando santificar,  o amado povo de Deus. É interessante destacar, que sempre atuou em equipes paroquiais de pastoral, na articulação das Assembleias, e Conselhos de pastoral, valorizando também, a participação das Irmãs Paroquiais de São Francisco, e das Irmãs da Congregação da Caridade de Otawa, para as decisões e encaminhamentos das Paróquias onde atuou.

Com sua habilidade administrativa, reformou todos os Centros Comunitários de Vila Fátima, reconstruiu a Igreja Matriz, reconstruiu a Igreja Nossa Senhora Aparecida, hoje Paróquia, a qual, entregou com toda estrutura e, atualmente conduz a obra de reconstrução (em fase final) da Igreja São Paulo Apóstolo, da Vila Barros.

Como pastor, anima, conduz, cuida e preside na fé, na esperança e no amor, as Comunidades eclesiais à ele confiadas; incentivou a criação das equipes e Visitas Missionárias, o COMIPA, a criação da Pastoral da Pessoa Idosa, pioneira na Diocese, assim como a Pastoral da Esperança, além de apoiar todas as nossas pastorais.

Como profeta, incentiva o povo nas lutas por justiça, na vivencia dos valores do Reino, no anúncio da Palavra de Deus e na denúncia das injustiças, e de tudo o que prejudica a vida das pessoas, principalmente, dos mais pobres e marginalizados. Tanto em Pimentas, como em Vila Fátima, os fiéis tiveram várias oportunidades de participar com ele em movimentos populares, nas manifestações e reivindicações em prol de melhorias, sobretudo, no atendimento à saúde pública, entre outros.  Afinal, ser profeta, é ser sinal de esperança de uma nova história, de uma vida nova reconstruída na graça no amor de Deus.

Com seu autentico testemunho sacerdotal, durante este período na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, o Pe. Tarcísio ajudou a despertar algumas vocações sacerdotais, como por exemplo: Pe. Marcos Vinícius, Pe. Edson, o seminarista: Alex, que vai receber a ordenação diaconal em junho, e os seminaristas Fernando e Bruno, em estudos

Temos ainda, de reconhecer sua dedicação às pastorais sociais, às CEB’S, bem como, o seu caminhar em comunhão com o Papa Francisco, com a CNBB, com a Diocese, por pouco tempo com Dom Joaquim Justino, e hoje, com Dom Edmilson Amador; e com o povo, motivando e valorizando à participação nas formações, nos estudos dos documentos da Igreja, a fim de que sejamos sal da terra, luz do mundo e fermento na massa.

Pe. Tarcísio, neste ano Nacional do Laicato, somos muito felizes em poder compartilhar e celebrar juntos, esta alegria! Louvado seja Deus, pelo Dom da sua vida, da sua vocação, e pelas maravilhas que Ele realizou nestes 30 anos de sua vida sacerdotal, em comunhão com o povo.