Padre Otacílio F. Lacerda é Nomeado Bispo Auxiliar de Belo Horizonte

É com uma alegria imensa que a Diocese de Guarulhos recebeu a notícia da nomeação de nosso querido padre Otacílio que se tornou o novo bispo auxiliar de Belo Horizonte.

O evento de anúncio ocorreu hoje pela manhã na cúria diocesana com a presença de nosso bispo Dom Edmilson, que leu a carta de nomeação, e demais presbíteros, seminaristas e funcionários da cúria.

Em seu site a CNBB saúda o novo bispo. Veja o texto na integra:

Dom Leonardo: “Um jovem bispo que chega com uma trajetória de ampla atuação em comunidades paroquiais e de ajuda na formação do clero simboliza esperança e luz para os caminhos da Igreja”

A CNBB, por meio de seu secretário-geral, dom Leonardo Steiner, envia mensagem de saudação ao Pe. Otacílio Ferreira, da diocese de Guarulhos (SP), nomeado nesta quarta-feira, 21 de dezembro como bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG).

“Um jovem bispo que chega com uma trajetória de ampla atuação em comunidades paroquiais e de ajuda na formação do clero simboliza esperança e luz para os caminhos da Igreja”, afirma dom Leonardo. E lembra palavras sobre a missão do bispo pronunciadas pelo Papa Emérito, Bento XVI: “recordarmo-nos da urgente necessidade de anunciar o Evangelho a todos. Este mandato, que a Igreja recebeu de Cristo, permanece uma prioridade, porque são ainda numerosas as pessoas que aguardam pela mensagem de esperança e amor”.

Saudação da CNBB ao Pe. Otacílio Ferreira de Lacerda

Prezado Irmão.

Recebo, com alegria, em nome da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a notícia de que o Papa Francisco o nomeou para bispo auxiliar de Belo Horizonte, nesta quarta-feira, 20 de dezembro de 2016. Congratulo-me com dom Walmor Oliveira, com as comunidades da Arquidiocese e envio, nossos votos de um santo e frutuoso ministério episcopal.

Um jovem bispo que chega com uma trajetória de ampla atuação em comunidades paroquiais e de ajuda na formação do clero simboliza esperança e luz para os caminhos da Igreja. Outro elemento de particular significado é o rastro que deixa na assessoria de pastorais sociais e na Cáritas Diocesana de Guarulhos (SP). A proximidade com as situações de necessidade do pobre sempre deixa consciência de maior sensibilidade e comprometimento com o Evangelho.

Para saudar sua chegada ao episcopado, trago uma palavra de Bento XVI dirigida a bispos da África, mas que é sempre de grande valor para todos os pastores e todos os pastoreios: “recordarmo-nos da urgente necessidade de anunciar o Evangelho a todos. Este mandato, que a Igreja recebeu de Cristo, permanece uma prioridade, porque são ainda numerosas as pessoas que aguardam pela mensagem de esperança e amor que lhes permitirá participar, livremente, da glória dos filhos de Deus´ (Rom 8, 21). E assim convosco, queridos Irmãos, são enviadas as a atividade missionária dimana intimamente da própria natureza da Igreja´ (Ad gentes, 6). Para guiar e estimular o Povo de Deus nesta tarefa, os Pastores devem ser eles mesmos, antes de mais, anunciadores da fé a fim de conduzir a Cristo novos discípulos”.

Rogo a Deus, pela intercessão da Virgem Maria, para que seu trabalho de auxiliar dom Walmor Oliveira no cuidado pastoral junto ao povo da arquidiocese de Belo Horizonte também lhe traga muita alegria em servir.

Em Cristo,

Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB

Sobre a Nomeação dos Bispos Auxiliares

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, na manhã desta quarta-feira, dia 21 de dezembro, a decisão do papa Francisco em nomear dois novos bispos auxiliares para a arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Padre Geovane Luís da Silva, atual pároco da paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), foi nomeado bispo titular de Monte de Numidia e auxiliar de Belo Horizonte, assim como padre Otacílio Ferreira de Lacerda, que atualmente é pároco da paróquia Santo Antônio, em Gopoúva, na diocese de Guarulhos (SP), e que será titular de Tulana.

Padre Geovane Luís da Silva

Atualmente pároco da paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, padre Geovane é natural da mesma cidade, nasceu em 21 de junho de 1971. Cursou filosofia e teologia no Seminário São José, em Mariana (MG), e foi ordenado presbítero no dia 21 de junho de 1997, em Carandaí (MG) cidade onde cresceu e viveu. Padre Geovane também é professor no Seminário, vigário episcopal, membro do Colégio de Consultores e promotor de justiça no processo de Beatificação do Servo de Deus Dom Luciano Mendes de Almeida. É mestre pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde estudou Teologia Dogmática. Em sua tese de mestrado – “Sacrosanctum Concilium 59: elementos de teologia sacramental” – fez uma análise do Artigo 59 da Constituição Sobre a Sagrada Liturgia do Concílio Vaticano II. Possui Pós-graduação em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Padre Otacílio Ferreira de Lacerda

Atual pároco da paróquia Santo Antônio, em Gopoúva, na diocese de Guarulhos (SP), padre Otacílio, é natural de Itapiruçu – Palma (MG), nasceu em 17 de novembro de 1960. Foi ordenado sacerdote em 10 de abril de 1988, em São Paulo. Em 1996, formou-se também em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Padre Otacílio foi pároco; presidente do projeto missionário Norte 1 e Sul 1; assessor da Pastoral Operária; assessor da Pastoral da Juventude e Setor da Juventude; diretor espiritual dos seminaristas entre 2008 e 2015; superintendente da Cáritas Diocesana e representante dos presbíteros de 2003 a 2010. Atualmente, é membro do Conselho Presbiteral, vice-ecônomo da diocese e coordenador diocesano de pastoral.