Nota de Falecimento – PADRE PEDRO QUIRITI

PADRE PEDRO QUIRITI

Missionário

*17/04/1926  + 03/09/2020

Construtor  da Igreja e segundo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Igreja da Gruta – Itapegica – Guarulhos)

Membro do Instituto Missionário Padre Folci, o Padre Pedro Quiriti foi enviado como missionário ao Brasil pela Arquidiocese de Fermo (Itália).

Aqui chegou em 1974, mês de outubro, e assumiu a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes (Itapegica), construindo a nova Igreja; permaneceu até 1979.

Depois seguiu para Mogi das Cruzes, de onde partiu como missionário para a Diocese de Parnaíba (Piauí) e posteriormente Alagoas, até 2009, quando retornou à Itália, habitando até seu último dia numa localidade de nome Maserá, próximo à Pádua. Permaneceu por 35 anos como missionário no Brasil, mas teve sempre um coração missionário.

Padre Pedro Quiriti iniciou suas atividades na Diocese de Parnaíba (PI) em 19 de dezembro de 1981. Foi vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Graça de 1981 a 1984; Capelão dos hansenianos, de 1981 a 1985; Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Ilha Grande), de 1985 a 1986; Pároco dessa paróquia, de 1986 a 1998.

Em 1999, foi como missionário para Maceió, Alagoas, onde cuidou também da Igreja Virgem dos Pobres, reformando-a; permaneceu até 2009, quando retornou à Itália.

Além de ajudar na edificação da Igreja viva, dedicou-se com afinco à construção e reforma de várias igrejas, capelas e salões paroquiais.; tem grande destaque o Santuário Nossa Senhora dos Pobres, Ilha Grande, Piauí (vide abaixo)

Sentia em seu coração a grande urgência de fazer algo pela dignidade dos pobres e formação das crianças e jovens. Iniciou várias obras sociais com esse propósito. Preocupava-se também com projetos de saneamento básico e atendimento aos idosos, defesa e promoção da vida das crianças desnutridas. Em 1991, contou com a colaboração das Irmãs Filhas do Santíssimo Redentor e Nossa Senhora das Dores (que atuam em Guarulhos).

Mesmo após seu retorno à Itália, continuava ajudando os projetos sociais em prol dos pobres através de uma rede de benfeitores italianos. Os beneficiados pelo seu trabalho pastoral e caritativo lhe são imensamente gratos e renderam-lhe várias homenagens

Elevamos nossa gratidão a Deus que suscitou no coração do Padre Pedro Quiriti o desejo de consagra-se à evangelização e à caridade em nome de Cristo.

Sua passagem por nossa cidade foi muito significativa. Padre Pedro amava o Brasil, e expressou muitas vezes seu desejo de morrer nessas terras de santa Cruz. Sua casa simples e colorida na Itália, lembrava a casa do povo simples do país que adotou e amou profundamente. Amou com palavras e atitudes, amou com a doação da própria vida.

Seu exemplo suscite outras vocações.

Deus lhe conceda o descanso eterno.

“Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante”. Diz o Espírito:

“Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão”.” (Ap 14,13)

Padre Antonio Bosco da Silva