Nota de esclarecimento – sobre uma pessoa que se apresenta como “membro da Pastoral Carcerária”

A Pastoral Carcerária da Diocese de Guarulhos alerta que existe uma pessoa, sem vínculo com a Igreja Particular, têm se apresentado como padre e membro da Pastoral Carcerária – nos grupos de Whatsapp de algumas famílias de encarcerados, e/ou a partir de outros meios – para pedir doações de alimentos.

Com certa frequência, esta pessoa utiliza-se de símbolos, sinais, vestes e/ou nomenclaturas que se assemelham aos da Igreja Católica Apostólica Romana. Isso contribui para gerar confusão.

Assim, alertamos que a Pastoral Carcerária e seus respectivos membros em nossa diocese “não estão realizando este tipo de campanha de arrecadação de alimentos”. Desta forma, não é, sob nenhuma condição, reconhecido pela Igreja Particular da Diocese de Guarulhos.

Recentemente, algumas pessoas têm procurado a coordenação da Pastoral Carcerária para saber se alguma pessoa está autorizada para a realização de tal Campanha. Informamos que não há pessoas autorizadas pela Diocese de Guarulhos para realizar esta campanha em nome da Pastoral Carcerária da Igreja Católica Apostólica Romana. Nesse sentido, esclarecemos que a Campanha não é reconhecida pela Igreja.

A Pastoral Carcerária, junto aos órgãos responsáveis, vem acompanhando e monitorando toda a situação de prevenção do Covid-19 dentro do sistema prisional em nossa cidade, para que assim, a ação missionária e profética da Igreja seja realizada. Que Nossa Senhora de Lourdes, saúde dos enfermos, interceda por nós!

Sem mais;

Pe. Marcos Alves da Silva