Missa de envio e homilia do Padre Salvador que irá em missão para a África

No dia 22 de Janeiro ocorreu a Santa Missa Diocesana de Envio Missionário do padre Salvador Rodrigues de Brito. Leia na íntegra a homilía proferida pro ele:

Eu me apartarei de vós, para multiplicar

o anúncio da Salvação!

Querido Dom Edmilson, nosso Bispo – pastor, queridos irmãos padres cujo presbitério tenho á honra de pertencer, queridas religiosas cujo testemunho de fé e de missionariedade fortalece nossa Diocese, queridos e amados seminaristas, que acreditam no chamado de Deus e que buscam serem padres conosco, queridos irmãos e irmãs, cada um de vocês, ajudaram-me a formar uma consciência missionária.

As decisões mais importantes, tomamos no silêncio e na oração; e a oração nos faz superar todo medo e nos encoraja a darmos uma resposta de amor!  Porque é o amor que nos coloca em movimento, numa resposta de gratuidade. O Amor nos faz melhor parecidos com Cristo!

Porque vou a Africa?

Primeiro porque me sinto chamado pra ir; sem amor, a vida é vazia! Não podemos viver ser solidariedade; é próprio da essência cristã procurar cuidar das feridas dos que mais sofrem.

Ás razões pelas quais pedi ao meu superior e ao Conselho de presbíteros para fazer uma experiência missionária na África são múltiplas.

Primeira  Motivação: Eu sou um milagre vivo de Deus, por isso, trago o nome de “Salvador”, porque fui salvo no ventre de minha mãe eu e ela, que estivemos á beira da morte em sua gravidez.

Vendo ela o risco de morte que corríamos, fez uma promessa a São Salvador, uma Igreja que existe no sertão da Bahia, e o pedido que ela fez foi se eu viesse com vida, com saúde , me colocaria o nome de Salvador! Por isso, meu nome é totalmente diferente dos demais irmãos. Quatro anos atrás, tivemos á honra de conhecer esta igreja onde rezei a Santa Missa de Ação graças.

Segunda  motivação: quando ainda criança e ate minha adolescência, sempre tive um sonho que me acompanhava e eu não compreendia e nem conseguia decifrar o seu significado; sempre sonhava como se estivesse voando de forma horizontal, e quanto mais fechava os olhos parecia que eu ia mais longe. Com o passar do tempo, pude melhor entender.

Terceira  motivação:  o testemunho do primeiro padre que eu conheci nesta vida -Padre Guilherme, esse que me batizou e evangelizou o sertão da minha terra natal e que ainda continua evangelizando nas terras de pilão arcado – Gratidão! Meu despertar missionário é marcado por esta presença de um homem simples e de Deus. Semana passada, estive com ele agradecendo o que ele fez por mim e pela minha terra.

Quarta  Motivação: A formação sólida que recebi no seminário e na Diocese, de tal modo que me foi permitido caminhar e fazer parte do COMIDI na época, pelo então Reitor do seminário padre Francisco Veloso, a quem agradeço muito. Enquanto estudante de filosofia, realizamos a pastoral da caridade, instituída na formação por padre veloso, da qual minha turma fez parte. E nesta experiência lá no Anita Garibaldi no bairro do ponte  alta descobri e compreendi, minha vocação missionária, diante de tudo o que lá meus olhos viram, ouvimos  e realizamos.

Quinta  Motivação: As boas formações recebidas do COMIDI, e o testemunho de membros do COMIDI sempre fortaleceram a minha espiritualidade missionária, como tantas outras experiências missionárias já realizadas. Sexta  Motivação: Nestes meus 06 anos de padre por onde tenho sido enviado, com meus 32 anos de idade tenho examinado a minha consciência e cheguei à conclusão de que era o momento de “esvaziar as malas”, para que o meu ser cristão e meu sacerdócio, não se atrofie; que eu não me torne cego e surdo neste mundo, diante do grito de uma enorme multidão.

Chego à conclusão de que ate aqui não tenho feito nada ainda só por Cristo, mas o que tenho feito, te sido acompanhado de um amor próprio. Sétima  Motivação: A história da nossa Diocese é registrada com o testemunho missionários  de sacerdotes e Congregações religiosas, padres provenientes de outros Países, que vieram até nós , por isso, reconhecimento e gratidão!

Portanto, creio que somente aprendemos a nos ofertar um pouco mais, á medida que tenhamos já nos dado a Ele, em pequenas outras ofertas cotidianamente. Agradeço imensamente aos meus superiores, que desde muito sedo me confiaram compromissos de responsabilidades os quais, procurei com fé e amor exercê-los até o devido momento. Tenho a enorme alegria de anunciar a todos vocês que a nossa amada Diocese de Guarulhos, é uma das Dioceses mais ricas do mundo vocês sabiam disso?  Ou seja, como diz Santa Madre Tereza de Calcutá: “Rico não é aquele que tem tudo, mas, Aquele que sabe oferecer alguma coisa”.

Somos uma Diocese rica sim, porque mesmo sendo uma Diocese pobre e com tantas necessidades e desafios pastorais, nosso bispo e nosso presbitério estão enviando um padre  para a missão além fronteira. Mesmo precisando de mais padres aqui também; isso é misericórdia concreta! “Uma Igreja só é amadurecida, quando envia ao menos um missionário”, de tantos que ela já o recebeu.

Esse gesto é a expressão da caridade universal de Cristo para os povos; que vai além do nosso rebanho! O compromisso abraçado com a missão universal visibiliza uma Igreja verdadeiramente de saída!

Por isso, não estou indo sozinho á missão, comigo, vai o meu bispo, meus irmãos sacerdotes, religiosas, seminaristas e cada um que é diocesano, vou com bênção de Deus, com a bênção do meu bispo, com a bênção de meus irmão sacerdotes enfim, com a bênção de cada um de vocês, dos meus amigos, irmãos, da minha família, enfim, com a bênção  da  Igreja!  Esta á única certeza que terei! A bênção de Deus e da minha inesquecível Diocese.  Sempre me sentirei devedor, Gratidão, se paga com gratidão! Sinto-me tão feliz, por poder realizar este trabalho. Enfim, vou á África para me encontrar com Jesus Cristo nas pessoas que lá estão, e anuncia-lo aos que ainda nunca ouviram falar dele pela primeira vez.   Por isso digo com fé: Abandono-me Jesus em tuas mãos, para que eu possa irradiar o ter ser.

Que a fé de Nossa Senhora, nos faça caminhar até a eternidade! Amém!

Compartilhe:
Facebook
TWITTER
YOUTUBE
Instagram

Comments are closed.