Missa de Dedicação da Igreja Nossa Senhora Aparecida – Bela Vista

0

O bispo da diocese de Guarulhos, Dom Edmilson Amador Caetano realizou neste dia 09 de julho a missa de Dedicação da Igreja Nossa Senhora Aparecida – Bela Vista. Com a presença do pároco Padre Tarcísio e outros sacerdotes. O povo de Deus emocionado participou da cerimônia e agradeceu a Deus pela conquista.

Rito de Dedicação de uma Igreja

Dedicar significa destinar, atribuir, oferecer, inaugurar…

As pessoas se consagram a Deus, ao passo que os lugares são dedicados a Deus. No mundo bíblico, com freqüência, faz-se referência à dedicação de estelas (Gn28,18), de altares (Nm 7,10-11.84.88), de casas (Dt 20, 5), do templo do Senhor (1Rs 8, 1-66, Esd 6, 15-18)… Pela dedicação, que é obrigatória principalmente para as igrejas catedrais e paroquiais (cf. Cân. 1217, §2), o lugar se destina perpétua e permanentemente ao culto divino.

A igreja, como pede a sua natureza, seja apta para as celebrações sagradas, decorosa, brilhando por nobre beleza, não por mera sumptuosidade, e constitua verdadeiro símbolo e sinal das realidades celestes. «Portanto, o edifício sagrado, na sua disposição geral, deve de algum modo, reproduzir a imagem da assembleia congregada, permitir a conveniente coordenação de todos os seus membros e facilitar o perfeito desempenho da função de cada um». Além disso, no que se refere à disposição do presbitério, do altar, da cadeira do presidente, do ambão e do lugar da reserva do Santíssimo Sacramento, observem-se as normas da Instrução Geral do Missal Romano.

Toda a igreja, ao ser dedicada, deve ter um Titular, que será ou a Santíssima Trindade;ou Nosso Senhor Jesus Cristo na invocação de um mistério da sua vida ou de um nome já introduzido na sagrada liturgia; ou o Espírito Santo; ou a Virgem Santa Maria igualmente em alguma invocação já introduzida na sagrada liturgia; ou os Santos Anjos; ou finalmente um Santo inscrito no Martirológio Romano ou no Apêndice do mesmo, devidamente aprovado, não, porém, um Beato sem indulto da Sé Apostólica. O Titular da igreja seja um só, a não ser que se trate de Santos que no Calendário estão inscritos em conjunto.