Jornada Diocesana da Juventude mobiliza jovens da Diocese de Guarulhos

0
Persistência e fé para todos os jovens da Diocese de Guarulhos, durante essas horas rezei com muitos de vocês, me emocionei com testemunhos e palavras e parabenizo cada ação! Deus esteja sempre com vocês!”; “Tão bom acordar e ver o Facebook repleto de orações e da Palavra de Deus! Obrigado por isso!”.

Estas são algumas das mensagens que recebemos ao longo da Jornada Diocesana da Juventude, realizada nos dias 27 e 28 de Março em nossa Diocese e que meditou o tema: “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5, 8) proposto pelo Papa Francisco para iluminar e preparar o caminho rumo à próxima JMJ a ser realizada na Cracóvia, em 2016.

Para este ano, o Setor Diocesano da Juventude se propôs a organizar um evento ousado e singular: inspirado no chamado do Papa Francisco nós assumimos o desafio de construir uma corrente que unisse toda a juventude em oração por 24h via redes sociais. Foram as 24h de oração on-line, evento que se iniciou às 18h da sexta, 27 de Março, e encerrou-se às 18h do sábado, 28 de Março. A proposta era simples, porém desafiadora, permanecer 24h conectados em oração, utilizando as redes sociais para compartilhar suas experiências através da utilização da hashtag: #JDJGRU2015. Cada jovem foi chamado a participar diretamente de casa ou reunido aos jovens de suas respectivas paróquias – às quais foram propostas 12 intenções diferentes de oração – enquanto a equipe de comunicação do Setor Juventude monitorava todas as ações e compartilhava tudo em suas próprias redes sociais num intenso trabalho que durou mais de 30 horas! Trabalho este que valeu a pena já que foram envolvidas diretamente (de acordo com as estatísticas das redes sociais) mais de 3700 pessoas, com um alcance geral de mais de 25 mil pessoas! Clero, seminaristas, religiosas, adultos e jovens em todos cantos (casa, trabalho, escola, parques, hospitais) participaram ativamente desta linda iniciativa que, com certeza, entrou para a história desta Diocese.

E como celebração oficial da Jornada Diocesana da Juventude realizamos outro evento marcante: uma Via-Sacra pelas ruas do Centro da cidade com a réplica da Cruz e do Ícone da JMJ. Foram cerca de 150 jovens que saíram da Capela Nossa Senhora do Rosário em direção à Catedral Nossa Senhora Imaculada Conceição cantando e meditando ao longo das 14 estações. No meio do caminho, como sinais de Deus, se juntaram a nós vendedores, moradores de rua e jovens que passavam por ali no momento em que a juventude diocesana se ajoelhava diante da Cruz!

Acompanhando o trajeto e participando de todos os momentos, nosso bispo Dom Edmilson acolheu os jovens na Catedral com uma reflexão sobre o tema da JDJ e lançando o desafio para que os jovens participem da Jornada Mundial na Cracóvia. O evento se encerrou com a adoração à cruz do Senhor!

Parabéns a todos que organizaram e obrigado a todos que participaram. Com certeza inauguramos um jeito novo de evangelização em nossa Diocese. E agora o desafio continua: nesta Semana Santa compartilhe suas experiências de oração nas redes sociais utilizando a hashtag: #SemanaSantaGRU2015. Vamos continuar espalhando o amor e a Palavra de Deus!

As informações são de Anderson Gonçalves, do Setor Juventude da Diocese de Guarulhos