Instituição dos Cerimoniários – Paroquia Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida

0
Na noite do dia 28 de setembro, a Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida – Presidente Dutra celebrou e se emocionou com 28 jovens que foram instituídos no Ministério de Cerimoniários. Este ministério confere a responsabilidade de zelar pela liturgia e pela organização das Santas Missas e demais atividades que a Matriz ou as Capelas realizem.

Para a imersão neste ministério, os jovens passaram por vários encontros de formação e retiros com os padres e seminaristas que atuam em nossa Paróquia. Para a Instituição, cada jovem escolheu um padrinho/madrinha, a fim de que o mesmo o acompanhe e o oriente no estudo e no aprofundamento da vida em Cristo

A Santa Missa de Instituição foi presidida pelo Pároco, Padre Salvador e contou com a presença do Diácono Marcos José, Vigário Paroquial da Paroquia Santa Luzia – Parque Mikail, além dos Seminaristas Luiz Carlos, Fábio Farias e Lucas. Marcos José participou da Santa Missa em razão de ser padrinho de um dos jovens cerimoniários.
Após a homilia, realizada pelo Diácono, iniciaram-se os ritos de instituição, com o juramento de fidelidade de cerimoniários e padrinhos, a aspersão das túnicas e a vestição dos jovens por seus padrinhos. Em seguida os cerimoniários, já instituídos, se aproximaram do Livro dos Evangelhos e o beijaram, mostrando sinal de respeito à Palavra de Deus.

Ao final, Kayc Lisboa e Larissa Tais, coordenadores paroquiais, agradeceram a presença de todos e contaram um pouco as dificuldades e o trabalho exercido que resultavam naquela celebração. Padre Salvador, agradeceu o empenho de todos os jovens cerimoniários e lembrou-os da árdua missão de servir a Cristo em todos os lugares, sendo sal da terra e luz do mundo.

As informações são de Geovani Luna, da Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida – Presidente Dutra.