Instituição do Ministério de Acólito do Seminarista Luiz Brito

No dia 7 de agosto, na Paróquia Santa Luzia – Alvorada, foi realizada a Instituição do Ministério de Acólito do Seminarista Luiz Brito. A Santa Missa celebrada por Dom Edmilson Amador Caetano, Bispo de Guarulhos, juntamente com o Padre Marcelo Dias, pároco da Paróquia Santa Luzia – Alvorada, e dos diversos sacerdotes de nossa Diocese.
O que são os Ministérios de leitor e Acólito?

A Igreja instituiu, já em tempos antiquíssimos, alguns ministérios, com o fim de render a Deus o devido culto e de prestar serviços ao povo de Deus, segundo as suas necessidades. Alguns destes ofícios, mais intimamente relacionados com a ação litúrgica, passaram pouco a pouco a ser considerados instituições prévias à recepção das ordens sacras. Desta forma, os candidatos as Ordens Sagradas se preparam para que no futuro exerçam com maior dignidade o serviço da Palavra e do Altar.
Após a Reforma Litúrgica do Concílio Vaticano II, achou-se por bem, não mais chamar-se de Ordens Menores, como antes eram entendidos, e que o ato de conferir estes Ministérios não se chamasse de Ordenação, mas, de Instituição, ou seja, Instituição do Ministério de Leitor e Instituição do Ministério de Acólito.
Nesse sentido, as funções do Leitor são as seguintes: O Leitor é instituído para proferir as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho. Pode igualmente, faltando o salmista, proferir o salmo entre as leituras. E, as funções do Acólito são: O Acólito é instituído para o serviço do altar e para auxiliar o Sacerdote e o Diácono, estando intimamente ligado à Eucaristia. Por isso, quando instituídos Acólitos, são eles também Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.
Deste modo, a fim de poderem desempenhar estas tarefas com aptidão e perfeição sempre maiores, procure o Leitor meditar com assiduidade a Sagrada Escritura. E, aos que foram instituídos Acólitos, procurem obter todas as noções relativas ao culto divino e compreender o seu significado íntimo e espiritual.
Os registros foram realizados pela Pascom da Paróquia Santa Luzia – Alvorada.