II Congresso Missionário Diocesano

0

Aconteceu no dia 13 de setembro de 2014, o II Congresso Missionário Diocesano, da Diocese de Guarulhos.

Contamos com a presença de 200 pessoas, agentes leigos de pastoral, contamos também com a presença de alguns padres, diáconos e religiosas da diocese durante todo o dia. Tivemos como palestrante o Pe. José Rocha, padre da Congregação dos Passionistas da Diocese de Osasco, atual assessor missionário do Sub Regional-SPII.

Foi Abordado o tema da Paróquia Missionária, tema esse muito bem trabalhado pelo Pe. José Rocha, o qual de maneira atraente, simples e profunda passou o conteúdo de maneira que os participantes ficassem compenetrados no mesmo.

Dentre os conteúdos trabalhados, um que foi muito bem entendido, foi como, e a necessidade de ser ter um plano de pastoral diocesano e paroquial, assim também um planejamento que possa ser sempre repensado e reavaliado, montado a partir das quatro exigências da Igreja: o serviço, o diálogo, o anúncio e o testemunho de comunhão e como método, o “ver, julgar, agir e celebrar”. “O planejamento não deve ser apenas ideia de uma pessoa, ou de um pequeno grupo, mas de toda uma comunidade que sente a necessidade de planejar a ação pastoral; Trabalhar em equipe: É fundamental a presença de uma boa coordenação que procure harmonizar e fazer acontecer o processo, sem andar na frente e fazer pelos outros”.

Ao final do Congresso o nosso bispo diocesano, Dom Edmilson Amador Caetano, celebrou a Santa Missa e fez o envio dos agentes de pastoral e os motivou a utilizarem de todo o conteúdo trabalhado durante esse dia, para ser meditado e utilizado nas diversas paróquias da diocese, para que possam se tornar uma Igreja em saída.

Este II Congresso foi uma iniciativa do COMIDI, na tentativa de tornar a diocese cada vez mais missionária e animada missionariamente para refletir a face de Jesus missionário do Pai.

Diác. Hechilly de Brito Timoteo

Assessor diocesano do COMIDI

As informações são do Diácono Hechilly de Brito Timoteo, assessor diocesano do COMIDI, e as imagens são de Carlos Alberto, da Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Vila Fátima, Octavio Ceneri, da Pascom da Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora do Carmo, Priscila Nunes e Katia Bosso, da Pascom da Paróquia Santo Antônio – Vila Augusta.