Forania Rosário abre Campanha da Fraternidade

Cerca de 150 agentes de pastorais participaram da abertura da Campanha da Fraternidade (CF) na Forania Nossa Senhora do Rosário, na paróquia do mesmo nome, no dia 12 de fevereiro. No evento participaram as cinco paróquias que compõem a nova forania da Diocese de Guarulhos, que foi lançada naquele dia.

A formação foi conduzida pela equipe diocesana da Campanha da Fraternidade. A CF deste ano tem o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”. Os cerca de 150 agentes que ali estavam puderam refletir sobre o bioma de Guarulhos, que perdeu sua identidade com a construção do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, assim como a vinda de indústrias, ambos no século passado.

O padre Antônio Carlos Frizzo lembrou que o papa Paulo VI foi o primeiro a fazer reflexão sobre a ecologia. Já Bento 16 é considerado o primeiro papa verde porque mostrou a relação entre a natureza, o humano e o social. “Nesta Quaresma faça jejum, leia mais a Bíblia e motive o seu grupo e a sua família a se preocuparem com os biomas”, orientou Frizzo.

A produção de lixo nas grandes cidades é enorme. A estimativa é que cada pessoa gere 1 quilo de lixo por dia. A equipe da CF alertou que os agentes de pastorais devem incentivar cooperativas de catadores e levar produtos descartáveis para os Postos de Entrega Voluntária (PEV) da Prefeitura.

As metas para as paróquias de Guarulhos para a Campanha da Fraternidade deste ano são: aumentar a participação na coleta seletiva, incluir catadores e se aproximar das cooperativas locais.

No final, o padre Paulo Leandro, pároco de São José, ressaltou que aquele foi o primeiro evento da nova forania, mas que é necessário incentivar mais agentes a participarem nos próximos que irão ocorrer ao longo do ano. “Fofoca boa a gente espalha. Quem veio ganhou muito”, afirmou.

Wellington Alves