Reunião Anual da Comissão Regional de Presbíteros CNBB Sul 1 (CRP Sul 1)

Dias 28/02 e 01/03 aconteceu na casa de encontros “Seminário Santo Antônio” na cidade de São Pedro, centro do Estado de São Paulo, a Reunião Anual da Comissão Regional de Presbíteros – CNBB Sul1. Foram momentos de oração, celebração, fraternidade presbiteral: na terça-feira à tarde, acolhida, reflexão sobre a Pastoral Presbiteral, trocas de experiências e testemunhos – uma tarde rica de partilhas. À noite aconteceu a confraternização marcada por muita alegria e fortalecimento da amizade presbiteral. Na quarta feira dia primeiro, iniciamos celebrando a santa missa, e no período da manhã houve a revisão da proposta do regimento interno da Comissão Regional dos Presbíteros, com base no Estatuto da Comissão Nacional dos Presbíteros, com contribuições ao texto, que deverá ser revisto nas reuniões das Sub-Regiões até o final de julho de 2023, com votação final em Assembleia no Paulistão Presbiteral em setembro: preparativos para o 19° Encontro Nacional dos Presbíteros, eletivo do regimento interno e da nova diretoria, seguindo o regimento. Foi encaminhado o Paulistão Presbiteral que acontecerá de 25 a 28 de setembro no município de Passa Quatro em Minas Gerais. O padre Fausto deu notícias sobre o 19º ENP – Aparecida 2024, tema, lema e Sumário Projeto do texto base. Foi realizada a Prestação de contas desde o ano de 2017. Aprovado o aumento da Contribuição Anual de cada Presbítero para a partir de 01/03/2023. Exposição sobre o Grupo de Apoio aos Presbíteros: membros, reuniões, Plataforma e-presbíteros, Programa das Formações via Lives para 2023 e convite a novos colaboradores. Solicitada mais uma vez contribuição de cada representante das Arquidioceses para abastecer o banco de dados, será contratado outro técnico em TI, foi aprovada a proposta para ampliar a Plataforma para servir em âmbito nacional com contribuição da CNP e execução da CRP Sul 1. O encontro foi encerrado às 12h com a oração e almoço, agradecimentos à contribuição sempre valiosa, presente e amiga do Bispo Referencial Dom Vicente Costa que deu apresentou as considerações finais seguida da benção e envio.

Fonte: CNP Comissão Nacional de Presbíteros

Pe. Romualdo N. de AlmeidaRepresentante dos Presbíteros