Retiro do Clero da Diocese de Guarulhos 2023

O Clero da Diocese de Guarulhos esteve reunido de 03 a 07 de julho de 2023 para o Retiro anual em Atibaia. O pregador foi Dom Luiz Fernando Lisboa, arcebispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo.

O tema central foi o mesmo do ano vocacional: “Corações ardentes, pés a caminho.” Dom Luiz utilizou a metodologia de palavras chaves: Escuta, diálogo, palavra, Cruz, migração, pandemia, crise, misericórdia, perdão, compaixão, fraternidade, participação, Povo de Deus, colegialidade, sinodalidade, missão, pobres, profecia, martíria, santidade, vocação e alegria como forma de meditação coletiva e pessoal.

Em cada noite houve um momento de espiritualidade como a santa missa, o terço, confissão e partilha de experiências individuais e em grupo. Todos os dias das 11 as 12h todos adoravam Jesus em silêncio e profunda meditação.

Dom Luiz encerrou as meditações rezando o Salmo 40 e agradecendo a todos pela acolhida e experiência agradável destes dias de convivência presbiteral.

O retiro terminou com os agradecimentos, a santa missa e a foto oficial do clero por forania.

Confira algumas fotos do retiro do Clero:

Retiro do Clero 2023