Encontro dos Religiosos – Núcleo CRB Guarulhos

Aconteceu no dia 11/03/2018 das 8h30 às 13h o Encontro de Formação do Núcleo CRB Guarulhos, no Colégio Nossa Senhora de Stella Maris – à Rua Dona Margarida Galvão – Gopoúva.

Assessora:  Irmã Inês Costalunga Teóloga – Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. Com o tema: “Simplesmente Humano – assim como Jesus: reflexão sobre a essência da Vida Religiosa feminina”.  ( Ir. Drª Martha Zechmeister CJ,   Tradução: Frei Johannes Gierse, OFM

Palavra para iluminar como foi o passado e como será o futuro da VR. Orientando a partilha disse: não percamos o foco, devemos falar de nós mesmos, somos mulheres, devemos refletir sobre o núcleo da VR e sobre nossa caminhada como religiosas mulheres na Igreja hoje. Voltar as nossas origens, as fontes. O Carisma de nossas Congregações é imutável. Não podemos perder o essencial, o núcleo, pelo qual existimos.

A VR passa por momentos de grandes transformações, num processo de turbulências, somos convidadas pelo Espírito a entrar em um tempo novo – uma nova criação, de comunhão humana na qual Jesus é o presente.

A escuta atenta de umas às outras, nos trouxe algumas questões para refletir: existe algo de docetismo em nós? Tudo é relativo, menos Deus e a fome! A mística Cristã de nós religiosas é uma mística de ação? Será que estamos fazendo aquilo que agrada ao Pai?  Muitas outras questões foram surgindo e ao terminar a reflexão partilhada a Irmã Inês convidou a todas a retomarmos o texto novamente em Fraternidade com tranquilidade, para deixar que as palavras do mesmo se tornem carne em nós.

O encontro despertou grande interesse pelo tema e nos sentimos desafiadas a sermos fiéis à provocação que ele nos fez.

Agradecemos à Irmã Inês e a todas as Irmãs que puderam participar deste encontro.

Paz e Bem!

A Equipe