DÍZIMO: Uma ação que gera vida

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”  Jo 3,16

E o que teria a ver essa citação com o Dízimo? Tudo! Partindo da primícia de que Deus fora o primeiro a doar de maneira generosa seu próprio filho a humanidade, o dízimo não é tão somente a manutenção do templo, mas sim uma questão de fé.

Participando da 5ª Edição do CONADIZ (Congresso Nacional do Dízimo) no último final de semana (12 a 14/07) durante a ExpoCatólica, fomos instigados a colocar em prática essa experiência de fé e de fazer com que nossas comunidades vivenciem o mesmo. E para que essa experiência seja eficaz e bem vivida, se faz necessária a participação ativa de nossos agentes não só da Pastoral do Dízimo, mas também das demais pastorais e movimentos. É indispensável a nós envolvidos na vida eclesial que estejamos atentos à qualidade de nossos relacionamentos com Deus, com nossos dizimistas e os não dizimistas também – focando nestes já uma consciência futura.

Faz-se de extrema urgência, nos dias atuais que procuremos a ovelha perdida, que possamos reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente e vigiar a ovelha gorda e forte (Ez 34,16). Esta missão não é somente do sacerdote ordenado, mas de todos os fiéis batizados: cuidar das pessoas, trazê-las para nosso coração, nossa comunidade, nossa casa que é a casa do Senhor. Ele nos convida a entrar e permanecer e fazer com Ele essa experiência de fé. Não adiantam fórmulas, práticas ou sugestões de como organizar e manter o dízimo em nossas igrejas; é necessário um encontro verdadeiro com Cristo para que sejamos e estejamos conscientes desta prática.

Quando a Pastoral do Dízimo vivencia a ACOLHIDA, o RESPEITO e a GRATIDÃO, cada dízimo entregue produz frutos para a vida eterna, são ações que geram vida.

Que Maria, Mãe da Igreja possa nos renovar a cada dia, dando-nos o discernimento de ser Igreja e de pertença a ela.

Núcleo Diocesano da Pastoral do Dízimo

Categories: Destaques,Notícias