Diocese de Guarulhos realiza 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral

No dia 14 de novembro, a Diocese de Guarulhos organizou a 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral, no Centro Diocesano de Pastoral, com a presença de Dom Edmilson Amador Caetano, Bispo Diocesano, além de sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas e leigos das Paróquias, em suas diversas pastorais, movimentos e comunidades, para participarem deste importante momento da Igreja particular de Guarulhos.
O dia de trabalhos iniciou-se com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Edmilson. Após, as diversas urgências pastorais foram assessoradas e discutidas em plenário com os delegados participantes: Padre Hechily de Brito, refletiu sobre a “Igreja em estado permanente de missão”; Padre Pelegrino Rosa Neto nos apresentou sobre a urgência “Igreja, casa de iniciação cristã”; Padre Antonio Bosco assessorou a respeito da “Igreja, lugar de animação bílica da vida e da pastoral”; a urgência da “Igreja, comunidade de comunidades” foi assessorada pelo Padre Otacílio Lacerda; e o Padre Tarcísio Almeida trabalhou a urgência “Igreja, a serviço da vida plena para todos” para com os delegados. Com base na Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019, os delegados das Paróquias separam-se em grupos e, após a devida discussão, conjuntaram-se as respostar para definir as prioridades pastorais que a Diocese deveria seguir para os próximos anos.

Novamente reunidos, juntamente com o Bispo Diocesano e com a equipe do CODIPA, as urgências da Diocese foram definidas e amplamente apresentadas aos participantes da Assembleia. Explanando as suas considerações, Dom Edmilson apontou algumas orientações que a Diocese poderia percorrer com a seleção das diretrizes pastorais e quais trabalhos poderiam ser realizados nos próximos anos em nossas Paróquias e Foranias.

Ao fim, Dom Edmilson agradeceu ao Padre Francisco Gonçalves Veloso Junior pelo seu trabalho como Coordenador Diocesano de Pastoral e transferiu a função ao Padre Otacílio Ferreira de Lacerda que, a partir daquele momento, exercerá esta atribuição na Diocese.

No encerramento, os participantes entoaram o Hino do Ano Extraordinário da Misericórdia e, rezando, invocaram a intercessão da Virgem Maria, a Imaculada Conceição, padroeira da Diocese, para os trabalhos pastorais a serem realizados.

As informações são da Pascom Diocesana de Guarulhos.