DECRETO SOBRE A SUSPENSÃO DAS CELEBRAÇÕES PRESENCIAIS

Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica. Bispo de Guarulhos

Aos que este decreto virem Saudação, Paz e Bênção no Senhor

DECRETO SOBRE A SUSPENSÃO DAS CELEBRAÇÕES PRESENCIAIS

Considerando vários fatores diante da pandemia de Covid-19, dispomos o quanto segue:

1. Ficam suspensas a partir de 08/04/2021 todas as celebrações presenciais por tempo indeterminado. Excetua-se aqui as celebrações de matrimônio, já agendadas e que não puderem ser adiadas, mas com as restrições já passadas aos párocos no dia de hoje.

2. Este tempo indeterminado não sofre alteração, mesmo diante das decisões do STF e determinações do Governo do Estado de São Paulo.

3. Reitero que as paróquias, conforme própria organização de horários, mantenham as igrejas abertas para a oração individual dos fiéis.

4. Mantem-se a possibilidade, conforme a organização própria de cada paróquia, a distribuição da Sagrada Comunhão aos fiéis que desejarem.

5. Recomenda-se que as paróquias transmitam celebrações e momentos oracionais on-line, mantendo o mínimo de pessoas necessárias para auxílio na liturgia e transmissão on-line.

6. Reuniões e encontros formativos e organizativos – não celebrações – que já estavam agendados e não puderem ser realizados on-line, podem ser realizados presencialmente, observando estritamente as medidas protocolares já em uso na diocese. Neste tópico não estão incluídos Celebrações da Palavra, Grupos de Oração, Terço dos Homens, Grupos de rua etc.

7. O atendimento ao público na Cúria e nos escritórios paroquiais permaneçam de modo remoto, até ulterior determinação.

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana, aos 07 de abril de 2021, quarta-feira da Oitava da Páscoa.

Dom Edmilson Amador Caetano, O.Cist.

Bispo Diocesano de Guarulhos

Protocolo 01/0198/2021