Criação de Capelania para Santa Missa Tridentina

No dia 8 de Setembro, a Igreja Nossa Senhora do Rosário Mãe dos Homens Pretos, no centro de Guarulhos, acolheu a Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano (Missa Tridentina / Missa de São Pio V).
A Santa Missa foi presidida pelo Revmo. Pe. José Henrique do Carmo e contou com a presença dos Padres Leonardo Henrique (Vigário da Paróquia Santo Antônio – Pimentas) e Antônio Bosco (Vigário Geral e Cura da Catedral Imaculada Conceição). A celebração, marcou a instalação, na histórica Igreja de Nossa Senhora do Rosário, de uma capelania para atendimento aos fiéis que procurem pela Forma Extraordinária da Santa Missa.
Com a reforma litúrgica oriunda do Concilio Vaticano II, a Missa de Paulo VI (papa que regulamentou o novo missal), passou a ser a celebrada em toda a Igreja. Contudo, com o motu próprio Summorum Pontificum, publicado em 2007, Papa Bento XVI permitiu aos bispos que optassem pela adoção da forma extraordinária em suas dioceses.
Com esta criação, os fiéis passarão a ter um local específico para participação nesta forma. A capelania, subsistirá com a Capela Nossa Senhora do Rosário, pertencente à Catedral, sendo permitida nela, as duas formas. Foi também concedido aos Padres Leonardo Henrique e José Henrique do Carmo, uso de ordem para celebrarem a Missa Tridentina na nova capelania.
As missas vão acontecer todos 2º e 4º sábados, às 15 horas, sendo o atendimento de confissões realizado a partir das 14 horas.

Criação de Capelania para Santa Missa Tridentina