Criação da Área Pastoral Nossa Senhora de Guadalupe – Jd. Fortale‏za

0
No dia 12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, foi criada a Área Pastoral na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, que até então pertencia a Paróquia São Vicente de Paulo. Decretado pelo Bispo de Guarulhos, Dom Edmilson Caetano, e tendo feito a leitura do decreto o Chanceler da Diocese de Guarulhos, Pe .Weber Galvani, a Área Pastoral compreenderá com a Capela Nossa Senhora de Guadalupe no Bairro do Jardim Fortaleza e a Capela São Judas Tadeu no Bairro do Água Azul. Indiretamente, a nova Área Pastoral será responsável pela Capela Nossa senhora das Graças no Bairro do Marmelo, apesar da mesma se encontrar dentro do território de Mairiporã.

Estarão contidos na nova Área Pastoral os bairros: Jardim Fortaleza, Água Azul, Mato das Cobras e, a partir disso, até os limites da cidade de Guarulhos com os municípios de Mairiporã, Igaratá, Santa Izabel e Arujá. O presbítero nomeado e responsável pela Área Pastoral será o Pe Hechilly de Brito, sendo nomeado também como Vigário da Paroquia São Vicente de Paulo.

Em seu início, a Capela Nossa Senhora de Guadalupe pertencia a Paróquia Santo Alberto Magno, no bairro do Jardim São João, por onde passaram diversos padres de nossa Diocese, entre eles Pe José Pedro, Pe Pedro, Pe Miguel, Pe Otacílio e Pe Valdocir.

Em Fevereiro de 1999, com a criação da Paróquia São Vicente de Paulo, no bairro do Soberana, a Capela deixou de pertencer a Paróquia Santo Alberto Magno e começou a fazer parte da atual Paróquia, tendo o Pe Romualdo Nunes de Oliveira, que ficou na Paróquia até 2001. Após isso, passaram pela Paróquia os Pe Celso Aparecido e o Pe Fábio Bertoldo, até que em 03 de fevereiro de 2001 chegava para ser o pároco, Pe Aparecido Gonçalves, cujo dinamismo pastoral fez crescer a Paróquia, não só em números de fieis, mas também em amadurecimento pastoral.

Em 2009, a antiga capela é demolida para construção de uma capela maior, pois já não suportava o numero de fieis em seu interior. Enquanto não era construída uma nova igreja, foi alugado um salão onde eram celebradas as missa, até que em 2010 começava as obras a todo vapor e, hoje, com a graça de Deus e com ajuda dos fieis, a comunidade inaugurou sua nova e atual Capela.

As informações são de Manoel Nascimento, da Pascom da Área Pastoral Nossa Senhora de Guadalupe.