Congresso Missionário na Paróquia ‏Santo Antônio – Vila Augusta

0
Nos dias 28 de fevereiro e 01 de março aconteceu o I Congresso Missionário na Paróquia Santo Antônio – Vila Augusta. O evento teve como objetivo reunir os agentes de todas as pastorais e movimentos da Paróquia, para que juntos pudessem aprender e refletir sobre o trabalho missionário, que terá início ainda esse ano na comunidade paroquial, através das Santas Missões Redentoristas.

O Congresso contou com a participação do Padre Hechilly, que abordou os aspectos da espiritualidade do missionário, sustentado pela Palavra de Deus: “Antes de ser uma atividade, missão é contemplação e disposição para mergulhar no projeto e na bondade de Deus. Missão é, antes de tudo, um movimento para o coração de Deus e o missionário é um instrumento em suas mãos”, disse ele.

No segundo momento, Padre Denis Francisco, missionário redentorista, apresentou de forma específica o carisma da missão redentorista. A grande meta dessas missões é criar e reforçar nas paróquias os Setores Missionários de Evangelização e, desta forma, construir um novo modo de ser Igreja e viver em comunidade. Segundo o Padre, uma Paróquia missionária é uma Paróquia que tem esperança e alegria.

A missão acontece em quatro fases, que além de serem acompanhadas por Pároco da comunidade da Vila Augusta, Padre Edson, serão conduzidas também por alguns Padres e religiosos (as) redentoristas, no segundo semestre.

Nosso Bispo Diocesano, Dom Edmilson, também participou do evento abordando o tema: “Conversão pastoral – Comunidade de Comunidades: uma nova Paróquia”. Para ilustrar a necessidade de um novo modo de evangelizar, o Bispo apresentou dados estatísticos que comprovam a enorme massa de católicos batizados, mas não evangelizados em nossa cidade.

No segundo dia, o seminarista Raul apresentou algumas características específicas das missões, sendo a principal delas a visita missionária. Para que os agentes de pastoral tivessem clareza de como acontecem tais visitas, foram feitas dramatizações, vários exemplos citados e os presentes também puderam tirar suas dúvidas e expressar seus medos e angústias relacionados a essa nova forma de evangelização em nossa paróquia.

Por fim, Pe. Edson chamou a atenção para alguns desafios que podem ser encontrados na ação evangelizadora, com o objetivo de juntos podermos enfrentá-los.

No encerramento do evento houve a celebração da Eucaristia. Os agentes de pastoral que participaram disseram estar saindo alegres e motivados para iniciar esse tempo novo em nossa comunidade.

As informações são da Pascom da Paróquia Santo Antônio – Vila Augusta.