CODIPA se reúne para debater o ano pastoral de 2019

No dia 14/07, o Conselho Diocesano de Pastoral (CODIPA) se reuniu no Centro Diocesano de Pastoral (CDP). O Conselho que é presidido pelo Bispo Diocesano e coordenado por Pe. Marcelo Dias, é composto pelos Vigários Foraneos, Assessores e Coordenadores Diocesanos de Pastoral e é convocado pelo pastor da Diocese, sempre que é necessária uma consulta aos agentes de pastoral para deliberações diocesanas. Nesta reunião do CODIPA também estiveram presentes os representantes dos Conselhos Paroquiais de Pastoral (CPP) e das Novas Comunidades.
O encontro se iniciou com o momento de oração conduzido por Dom Edmilson. Em seguida, o bispo explanou sobre os motivos da convocação do conselho, apresentando a necessidade de se analisar a caminhada da Diocese em relação às 5 urgencias da ação evangelizadora, estabelecidas na Assembleia Diocesana de 2015, além de informar que no ano de 2019, a CNBB irá revisar as diretrizes evangelizadoras no Brasil, podendo propor novas, para o documento que irá vigorar entre 2019 e 2023 (o documento atual está em vigor desde 2015 até 2019).
Em seguida, foi aberto o momento de plenário, onde padres e representates de pastoral puderam analisar e sugerir propostas de realização de uma nova Assembleia Diocesana, bem como da utilização das novas diretrizes da CNBB na caminhada pastoral da igreja de Guarulhos.
Padre Marcelo, coordenador diocesano de pastoral, deu continuidade ao encontro informando sobre a utilização do termo de uso do CDP, bem como da necessidade de construção do calendário diocesano 2019. Para tanto, entregou aos presentes um modelo de tabela de preenchimento do calendário, para ser entregue ao CODIPA em 31 de Agosto, com as datas de atividades pastorais, locais, horários e responsáveis. O Bispo explanou sobre a necessidade de se manter as informações fidedígnas, tendo em vista que o mesmo utiliza o calendário da diocese como norte para sua agenda pastoral. Também informou que, tendo em vista a proximidade dos festejos de 40 anos de instalação da diocese, a serem realizados em 2021, estará realizando visita pastoral de 1 semana nas paróquias, tendo 11 visitas já previamente marcadas.

CODIPA se reúne para debater o ano pastoral de 2019

Categories: Notícias